Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eber Machado questiona paralisação do Programa Luz para Todos no Estado

 O líder do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), deputado Eber Machado, pontuou na sessão de ontem, 9, a paralisação dos serviços do Programa Luz para Todos. De acordo com o parlamentar, dos 22 municípios do Estado, apenas seis continuam com as atividades ocorrendo normalmente.

“Apenas seis municípios estão em execução até a próxima semana. O programa vai parar em 100%. A zona rural precisa desse serviço”, disse o deputado, ao relatar ainda que o motivo da paralisação diz respeito à falta de repasse dos recursos pelo Governo Federal às empresas contratadas para instalar as redes de energia.

“Estamos diante de um programa de grande alcance social, portanto, os serviços não podem simplesmente ser paralisados por questões burocráticas. Desde o ano passado, travamos um debate duro contra a Eletrobras, já que a licitação tinha sido realizada, mas os contratos não tinham sido assinados com as empresas e as obras não haviam sido iniciadas.”, ressaltou.

Éber informou que os repasses foram cortados em dezembro do ano passado. “É uma verba de fundo perdido, uma verba garantida, então porque não estão pagando as empresas que trabalham no projeto? A Eletrobras precisa se posicionar nesta questão urgentemente”, enfatizou.

Por fim, o deputado convidou os membros da Comissão de Direitos Humanos a se reunir com a Eletrobras para tratar sobre o assunto. “Precisamos saber porque as obras estão paradas. Não podemos admitir que a população da zona rural seja abandonada”, finalizou.

Sair da versão mobile