Acordar cedo todos os dias, levar os filhos para a escola, ir para o trabalho e colocar a mão na massa. Assim é o dia-a-dia de todos os trabalhadores. Mas, no último sábado, 27 de agosto, a rotina dos trabalhadores da construção civil foi diferente. Com o objetivo de integrar funcionários e empresas, além de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e seus familiares, os Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), da Indústria de Pavimentação (Sincepav) e dos Trabalhadores da Construção Civil, em parceria com o Sesi, realizaram o Dia Nacional da Construção Social.
O tema desse ano foi Valores Constroem, e buscou resgatar valores morais, sociais e éticos, necessários ao bom funcionamento da sociedade como um todo. Foi um sucesso total, cerca de 2 mil pessoas participaram do evento, que ofereceu serviços inteiramente gratuitos como orientações jurídicas, consultas médicas e oftalmológicas, corte de cabelo, serviços odontológicos, vacinas, atividades esportivas, sorteios de brindes, apresentações culturais, campeonatos de natação e corrida, com premiação para os 3 primeiros lugares, entre outros.
O auxiliar de serviços gerais Delvanir Nascimento, aproveitou a folga para levar toda a família para cortar cabelo, brincar com outras crianças e realizar atendimento oftalmológico. “Com a correria do dia-a-dia, não temos tempo para nos cuidar e nem cuidar da nossa família, por isso decidi trazê-los hoje para cuidar da saúde e ter um dia de lazer. É o segundo ano que participo e estou agradecido ao sindicato por proporcionar aos trabalhadores um dia como esse”, comentou.
Parceira do evento, a Ótica Ipanema realizou consultas oftalmológicas e doações de armações e lentes para os trabalhadores. “É muito gratificante poder atender os trabalhadores e seus familiares. A procura foi grande e a satisfação deles, maior ainda. Nossa equipe está muito empenhada para agradar a todos. Trouxemos algumas armações, mas caso eles não gostem podem se dirigir a nossa loja para escolher outra”, destacou a gerente, Selma Ferreira.
O pedreiro Samuel Diniz, ganhador da moto, disse estar muito feliz com o resultado do sorteio. “Eu ainda não estou acreditando que ganhei a moto, é muita emoção. Estou super feliz. Gostaria de aproveitar para parabenizar o sindicato por esse evento maravilhoso, onde nós, trabalhadores, somos convidados especiais”.
Para o presidente do Sinduscon, Carlos Afonso Cipriano, a realização do Dia Nacional da Construção Social reafirma o compromisso do setor da construção não só com o desenvolvimento econômico do País, mas, principalmente, com o desenvolvimento social e a consequente melhoria das condições de vida da população brasileira, promovendo a cidadania. “É um dia muito importante e de confraternização para os funcionários das construtoras que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Chegamos ao fim do evento com a certeza do dever cumprido. O Sinduscon vê ações, como a que promovemos hoje, como uma forma de garantir cidadania e inclusão social. Sem os operários da construção civil não podemos ver nosso país crescer e se desenvolver”, concluiu.
Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sesi Nacional, e realizado pelos sindicatos e associações da construção locais, com o apoio da Seconci Brasil, o Dia Nacional da Construção Social já se tornou tradição e ocorre desde 2007 em todo o Brasil simultaneamente.