Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana anuncia retomada de voos diurnos e trecho entre Rio Branco e Manaus

O senador Jorge Viana divulgou nesta quinta-feira, 18, em discurso na tribuna do Senado, a notícia de que a Gol Linhas Aéreas voltará a operar no Acre com voos diurnos pelo menos três vezes na semana e também retomará a operação no trecho Rio Branco e Manaus. A notícia foi dada pelos dirigentes da companhia aérea, com quem o senador tem mantido frequentes audiências para discutir o alto custo e a oferta de voos para o Acre.

De acordo com o parlamentar, a empresa aérea comunicou que o avião que fará o voo diurno deve ser um Boing 737-800, com capacidade para mais de 180 passageiros, mas ainda aguarda autorização da Infraero e da Anac para anunciar a data de início da operação. Jorge Viana articula junto às duas entidades a possibilidade de que a pista de pouso, atualmente em reforma, seja liberada, ainda que temporariamente, durante o dia para atender à demanda.

“As obras devem ser entregues no dia 29 de setembro, mas eu penso que não dá mais para a população do Acre esperar, considerando que já existe a decisão da companhia aérea. Fiz contato com a Infraero e com a Anac para tratar desse assunto”, declarou o parlamentar.

Jorge Viana fez questão de destacar que essa conquista é fruto de muito trabalho. Uma luta que o senador encampa desde o início de seu mandato e que na Câmara tem o apoio do deputado federal Alan Rick. “O Alan Rick tem sido um grande parceiro. Claro que outros parlamentares, como o Léo e o Angelim também estão nessa mobilização, mas faço questão de ressaltar a luta dele, que também é parte dessa conquista. Além, é claro, do governador Tião Viana. Fizemos uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre tratando disso, fizemos audiências públicas aqui no Congresso e inúmeros discursos”, destacou Viana.

 ICMS – Jorge Viana é um dos proponentes no Senado, junto com o senador Randolfe Rodrigues, do Projeto de Resolução que propõe teto para cobrança do ICMS do combustível de aviação nos estados, item que compõe 40% do custo da passagem atualmente. A expectativa das empresas é que a redução permita baixar os preços cobrados atualmente dos consumidores e ampliar a oferta de voos, especialmente para a região norte. No Senado, Jorge Viana é o relator do projeto e um dos articuladores para sua aprovação.

“Eu estou nessa luta, porque, em uma parte do meu mandato, eu priorizo a defesa dos direitos do consumidor. Como é que o Acre pode se desenvolver se para ir para lá o passageiro têm que perder uma noite para sair; voltar do Acre para outros estados é outra noite perdida, com voos a cada 24 horas apenas. Isso sem contar os altos preços cobrados. Essa realidade precisa mudar. E vamos continuar nessa batalha”, concluiu.

Sair da versão mobile