Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana quer parceria com universidade de Pequim para atender estudantes acreanos

Jorge Viana quer parceria com universidade de Pequim para atender estudantes acreanos

Senador se reuniu com o reitor de uma das maiores e mais importantes universidades chinesas e discutiu cooperação para Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre

Durante missão na China para participar de uma série de encontros e debates a respeito da construção da Ferrovia Bioceânica, ligando os portos do Brasil, no Atlântico, aos portos do Pacífico, no Peru, o senador Jorge Viana se reuniu com o reitor da Beijing Jiaotong University (BJTU) da China, Chen Feng. Na ocasião, o parlamentar discutiu a formalização de uma cooperação entre a instituição chinesa e o governo do Acre visando oferecer bolsas de estudo para os jovens universitários do estado.

Jorge Viana defendeu o estabelecimento de uma parceria entre a universidade e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) especialmente em duas áreas: estudo do idioma mandarim e também estudo na área de engenharia de transporte. A Beijing Jiaotong University é considerada uma instituição com grande expertise na área de transporte, tanto transporte urbano como transporte de carga (sobretudo de soja e minério).

Mantida pelos ministérios da Educação e das Ferrovias do governo chinês, a instituição de ensino tem 12 departamentos, entre eles a Escola de Trânsito e Transporte, a Escola de Engenharia Elétrica e o Departamento de Arquitetura, Arte e Design. Ela é uma das primeiras universidades da China a aceitar estudantes internacionais.

O vice-presidente do Senado, que chefia a delegação brasileira durante missão na China, participou na sede da universidade de aulas em que se mostrou, principalmente, a importância das ferrovias não só para integração, mas desenvolvimento das áreas em que são atravessadas por ela. Nenhum país do mundo acumula mais experiência na construção de ferrovias que a China.

Chen Feng se mostrou otimista com essa possibilidade de parceria, especialmente considerando que os estudantes acreanos também têm muito a oferecer de conhecimento sobre o Brasil e a Amazônia, promovendo uma troca de experiências entre universitários dos dois países

“Quando falamos em transportes, falamos também em logística, construção, urbanização, meio ambiente e deslocamento de cargas e passageiros. São temas importantes em que nossos estudantes podem adquirir grandes conhecimentos para, quando retornarem ao Brasil, contribuírem com o desenvolvimento urbano e de logística, especialmente na Amazônia”, defendeu Viana.

Para o presidente da Fapac, Mauro Ribeiro, o Acre só tem a ganhar com uma parceria como esta: “O que o senador está proporcionando é incrível. Ele está, simplesmente, abrindo o maior mercado do mundo para os jovens acreanos. Além de aprender uma língua que se torna cada vez mais importante para o mundo, nossos jovens terão acesso ao conhecimento de uma área que é a grande ambição de jovens do mundo inteiro, por se tratar de um caminho para o futuro”, declarou.

Jorge Viana durante encontro realizado na universidade chinesa para discutir transporte ferroviário

Sair da versão mobile