Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Justiça decide pela permanência de um familiar 24 horas por dia com Hildebrando Pascoal

Justiça decide pela permanência de um familiar 24 horas por dia com Hildebrando Pascoal

 A juíza da Vara de Execuções Penais da Comarca de Rio Branco, Luana Campos, decidiu autorizar a permanência de um familiar do ex-deputado federal Hildebrando Pascoal para que possa ajudar na locomoção e fazer a higiene pessoal, 24 horas por dia, na Santa Casa, onde ele está internado há mais de um ano.

A medida atende a um pedido do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) e foi tomada depois de várias quedas de Hildebrando quando se deslocava para o banheiro.

“Como os agentes não podem fazer esse serviço, não é função desse profissional, liberei para que a família tome esses cuidados até que ele possa ser beneficiado com a progressão de regime ou o quadro de saúde melhore”, explicou a magistrada.

Antes de ser internado, Pascoal recebia atendimento normalmente no horário de expediente da Unidade Prisional 4 (UP-04). A família destaca que o estado de saúde de Hildebrando é considerado delicado e ele necessita da ajuda dos parentes neste momento.

Pascoal está cumprindo pena no presídio de segurança máxima Antônio Amaro há 16 anos e em 2015 deu entrada na Justiça com um pedido de progressão de pena, que foi negado. Ele é acusado de chefiar um grupo de extermínio no Acre nos anos 90.

Em 2009, ele foi condenado pela morte de Agilson Firmino, o ‘Baiano’, caso que ficou conhecido popularmente como ‘Crime da Motosserra’. As condenações todas somam mais de 100 anos.

 

Sair da versão mobile