Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Justiça decide pela permanência de um familiar 24 horas por dia com Hildebrando Pascoal

 A juíza da Vara de Execuções Penais da Comarca de Rio Branco, Luana Campos, decidiu autorizar a permanência de um familiar do ex-deputado federal Hildebrando Pascoal para que possa ajudar na locomoção e fazer a higiene pessoal, 24 horas por dia, na Santa Casa, onde ele está internado há mais de um ano.

A medida atende a um pedido do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) e foi tomada depois de várias quedas de Hildebrando quando se deslocava para o banheiro.

“Como os agentes não podem fazer esse serviço, não é função desse profissional, liberei para que a família tome esses cuidados até que ele possa ser beneficiado com a progressão de regime ou o quadro de saúde melhore”, explicou a magistrada.

Antes de ser internado, Pascoal recebia atendimento normalmente no horário de expediente da Unidade Prisional 4 (UP-04). A família destaca que o estado de saúde de Hildebrando é considerado delicado e ele necessita da ajuda dos parentes neste momento.

Pascoal está cumprindo pena no presídio de segurança máxima Antônio Amaro há 16 anos e em 2015 deu entrada na Justiça com um pedido de progressão de pena, que foi negado. Ele é acusado de chefiar um grupo de extermínio no Acre nos anos 90.

Em 2009, ele foi condenado pela morte de Agilson Firmino, o ‘Baiano’, caso que ficou conhecido popularmente como ‘Crime da Motosserra’. As condenações todas somam mais de 100 anos.

 

Sair da versão mobile