Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lançada no Acre Campanha Escola e Comunidade na Defesa do Meio Ambiente

Escola e Comunidade de Mãos Dadas em Defesa do Meio Ambiente. Este é o tema da campanha lançada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) na manhã desta sexta-feira, 12. A iniciativa se apresenta com o objetivo de sensibilizar as escolas e a comunidade externa, visando a conscientização sobre a economia de água, prática da coleta seletiva, redução dos focos de queimadas e reflorestamento.

O gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo e o Acre Solidário, de responsabilidade da primeira-dama Marlúcia Cândida, são parceiros da campanha.

Segundo Nazareth Araújo, campanhas envolvendo o meio ambiente representam a campanha pela vida. “Estamos vivendo um período que nos desafia pela natureza, com um evento extremo: uma seca que é a maior num período de 30 anos. Precisamos conscientizar nossas crianças sobre a necessidade de mudança de atitude, adotando práticas simples, mas que contribuem com a manutenção e conservação de nossas florestas”, destacou.

A iniciativa é uma das ações de um projeto maior, intitulado De Mãos Dadas com a Escola, lançado em abril deste ano, que visa adota e criar medidas coletivas na luta pela preservação ambiental da Amazônia. Nesse projeto, também são trabalhados eixos nas áreas cultural, de segurança, social, de educação e de saúde.

Para Marco Brandão, gestor da SEE, a campanha busca, por meio de ações concretas e de parcerias com instituições governamentais e não governamentais, a construção de uma sociedade saudável e de um mundo melhor, que passa pelo respeito ao meio ambiente. “As atitudes que as pessoas adotam são de grande relevância. Precisamos nos educar para atitudes que resultem no bem comum.”

O aluno Ruan Oliveira, do 8º ano da Escola Serafim da Silva Salgado, relatou sua contribuição com as questões ambientais: “Não jogo lixo na rua, nem em casa nem na escola. Ajudo minha mãe na limpeza do quintal. Não pomos fogo no nosso lixo. É ruim para o meio ambiente e para a saúde”.

A atitude foi elogiada pela primeira-dama Marlúcia Cândida. “Acredito que faremos um belo trabalho, de conscientização e de ação. É nosso dever manter o meio ambiente – na floresta e na cidade – mais limpo e mais humano, de forma que possamos nos orgulhar de nossas ações visando o desenvolvimento humano e ambiental”, relatou.

 

Sair da versão mobile