O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assegurou nesta quinta-feira, 18, o apoio federal ao governo do Acre para o enfrentamento ao período de seca e estiagem. A autorização para empenho e transferência de recursos, no valor de R$ 960 mil, foi publicada no Diário Oficial da União e irá custear a execução das ações da Operação Carro-Pipa no Estado.
O repasse de recursos será realizado por meio de transferência obrigatória. Cerca de 80 equipamentos vão atuar no abastecimento da população. A previsão é atender mais de 493 mil pessoas em Acrilândia, Bujari, Plácio de Castro, Brasileia, Porto Acre, Rio Branco e Xapuri. A situação de emergência destes municípios foi reconhecida no último dia 2 de agosto e tem validade de 180 dias.
Os recursos emergenciais são complementares às ações do governo estadual e dos municípios.
Operação Carro–Pipa
O Programa de abastecimento por meio de carros-pipa é fruto da parceria entre o Ministério da Integração Nacional e o Exército Brasileiro. A Operação atende mais de 3,7 milhões de brasileiros por mês, com 851 caminhões. A distribuição de água potável é diária e disponibiliza cerca de 20 litros por pessoa.
Para ter acesso ao benefício, os estados e municípios precisam solicitar o reconhecimento federal e encaminhar um Plano de Trabalho identificando as necessidades locais, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Constatada a necessidade, a região é incluída na Operação e passa a receber água por meio dos carros pipa contratados pelo Governo Federal.