Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministério suspende mais de seis mil carteiras de pescador no Acre

Ministério suspende mais de seis mil carteiras de pescador no Acre

 Após suspeita de derrame de carteiras, o Ministério da Pesca e Aquicultura suspendeu o registro de 6.327 pescadores no Acre. Os profissionais, que teriam direito a receber o Seguro Defeso – benefício concedido a pescadores artesanais durante período proibido para a atividade pesqueira – tiveram seus registros suspensos até regularizarem sua situação.

Em entrevista concedida ao jornal A GAZETA em janeiro deste ano, o superintendente da Pesca no Acre, Sammy Pinheiro, afirmou que as supostas carteiras falsas foram emitidas por ‘interesse político’. Ele contou, ainda, que o maior número de falsificações foi identificado nos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo.

Na época, Pinheiro disse que jovens e até pessoas que trabalham com carteira assinada recebiam o benefício. “São pessoas novas que não sabem nem onde fica o rio, como pastor de igreja, frentista de posto de combustível. Tudo muito fora da realidade da pesca”.

A relação dos beneficiários que estão suspensos por falta de manutenção já foi encaminhada às colônias de pescadores. Para regularizar a situação, os pescadores precisam apresentar a documentação 60 dias antes da data de aniversário, relatório de exercício da atividade, cópia do número de inscrição do trabalho (NIT) e uma foto 3×4 atual na coordenação de Pesca do Acre.

Agora, as novas carteiras devem passar por um processo de investigação para que somente pessoas que realmente vivem da pesca recebam o benefício. Além disso, outras irregularidades cometidas em outras gestões serão identificadas.

A coordenação de Pesca e Aquicultura no Estado alerta que, os pescadores que tiverem suas carteiras canceladas deverão fazer o um novo pedido e deverá esperar até 24 meses para receber. A relação dos pescadores que tiveram o benefício suspenso está disponível no site www.agricultura.gov.br.

 

Sair da versão mobile