Um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomercio/AC), através do Instituto Fecomercio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac) aponta que o movimento no setor hoteleiro da Capital cresceu durante a Expoacre 2016. A ocupação média no período analisado foi de 53,5%.
O estudo foi realizado em 12 hotéis da Capital no período de 26 a 28 de julho e apontou que a maioria dos estabelecimentos tiveram pelo menos 90% de suas instalações ocupadas.
Apesar da movimentação, o estudo ainda aponta que apenas ¼ das ocupações foram utilizadas, dentro da capacidade de hospedagem. Atualmente, em Rio Branco, a maioria dos hotéis em funcionamento demonstra contar com mais de 50 apartamentos [com capacidade média para três hóspedes], em média.
De acordo com o levantamento, 31% das reservas foram para pessoas do interior do estado, 19% do estado de Rondônia, 13% do Distrito Federal, 13% do Amazonas, São Paulo, Bahia, Rio Janeiro e Peru todos aparecem com 6%.
Além disso, o período de permanência variou entre dois a cinco dias. 42% permaneceram até dois dias, 50% três dias e 8% cinco dias.
Segundo os empresários informaram, o fluxo de pessoas com hospedagens foi menor que o esperado, a principal queixa seria a situação de crise financeira da economia de mercado.