Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre pode atingir marca histórica de 1,25 m em uma semana, diz coronel

 O nível do Rio Acre continua baixando. Após ter leve aumento devido as fortes chuvas que atingiram o estado, as águas do manancial voltaram a descer. De acordo com a Defesa Civil, o rio registrou a marca de 1,32 metros nesta sexta-feira, 12, em Rio Branco.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel George Santos, as previsões para os próximos dias não são animadoras. Ele diz que o rio deve atingir a marca história mais baixa registrada de 1,25 metros em uma semana.

“Não temos previsão de chuva. Agora vamos ter um período muito extenso sem chuva”, lamentou Santos que destacou que em média o manancial desce 1,5 centímetros por dia.

Quanto aos incêndios ambientais, o coronel afirma que a situação melhorou após a chuva que trouxe uma leve frente fria na última terça-feira, 9. “As queimadas e focos de calor deram uma reduzida na quarta e quinta, 10 e 11. Isso ajudou muito na melhoria da qualidade do ar que estávamos respirando”.

Vale ressaltar que o Acre vive a maior estiagem da história. Por isso, a colaboração da população é fundamental para evitar um racionamento no abastecimento de água.

“Precisamos evitar o desperdício de água. O Depasa continua buscando melhorias para deixar o abastecimento em situação normal, mas a população precisa contribuir também nesse processo”, concluiu o coronel.

Rio Madeira em ‘Estado de Alerta’

A Defesa Civil do Amazonas anunciou ‘Estado de Alerta’ para quatro municípios da calha do Rio Madeira devido à estiagem no estado. O órgão diz que o alerta é o segundo estágio de um desastre e que pode evoluir para uma Situação de Emergência.

O nível do manancial pode chegar a 1,36 metros. Além de prejudicar o abastecimento em alguns municípios, o baixo volume de água pode interferir nos trechos navegáveis e abastecimento do estado acreano.

FOTO ASSIS LIMA ASCOM PMRB (5)
FOTO/ASSIS LIMA

FOTO ASSIS LIMA ASCOM PMRB (2)

Sair da versão mobile