Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto oferece oficina de música para surdos em Rio Branco

 O grupo Tambor de Fulô e seus Cravos em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Branco traz pela segunda vez à capital acreana o Projeto Som da Pele. A iniciativa oferece oficina de música para surdos. O curso acontece de 22 a 26 de agosto, das 14h às 17h e das 18h às 21h, no SESC Centro.

A oficina será ministrada pelo educador e idealizador do Projeto Som da Pele, Irton Silva, mais conhecido como Batman Griô. A iniciativa surgiu em Recife, no ano de 2009. A ideia é realizar uma experiência de inclusão e capacitação com pessoas surdas, para que elas possam “sentir” a música.

Para Irton a música não é para ser ouvida, mas ser sentida. Ele acredita que quando uma pessoa com deficiência auditiva aprende a tocar um instrumento ela tem a oportunidade de descobrir as sensações que somente a música proporciona.

Lídia Sales, do grupo de Tambor de Fulô conta que a primeira edição do curso na capital acreana foi um sucesso.

“Foi bem legal a primeira experiência. Dez surdos participaram da última oficina e um deles se destacou que foi quem nos acompanhou nas apresentações que fizemos. Foi bem interessante, conseguimos levar um pouco desse universo de libras para as escolas”.

No encerramento da oficina será realizado um Sarau na Casinha Ocupação Cultural. O evento acontece dia 27 de agosto às 19h. Interessados em participar do curso devem ligar para (68) 99944-9593. Atenção: serão ofertadas apenas 15 vagas. O curso é gratuito.

Batuqueiros do Silêncio

O projeto de Irton deu tão certo que os alunos mais antigos formaram o Grupo Batuqueiros do Silêncio, que realiza apresentação em todo o país. O talento dos músicos impressiona o público. Muitas pessoas que assistem aos shows não sabem que todos os membros do grupo são surdos.

IMG_0004

Sair da versão mobile