Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco é o município que mais apresenta casos de chikungunya com 74%

 Segundo o 20º boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), nesta terça-feira, 23, a capital acreana é a cidade que mais registrou notificações de Febre Chikungunya no período de janeiro a agosto deste ano.

No total, foram registrados 1.013 casos suspeitos no Acre. Destes, 74% foram registrados em Rio Branco. No mesmo período do ano passado foram notificados apenas quatro casos, todos na capital acreana.

Dos casos notificados apenas 845 foram coletados. Destes, 395 foram enviados para o Laboratório de Referência da Região Norte Instituto Evandro Chagas para análise laboratorial: 86% aguardam triagem, 5% estão em análise, 1% aguardando liberação de resultado e 8% foram negativos.

Com relação ao zika vírus, de janeiro a agosto deste ano foram contabilizados 1.416 casos suspeitos. Do total, apenas 473 amostras foram encaminhadas para análise laboratorial, porque nem todos os pacientes necessitam de confirmação laboratorial, muitos são confirmados somente critério clínico epidemiológico. O resultado dos exames foram 24 positivos, 23 negativos e 427 ainda estão em análise.

Já as notificações de microcefalia relacionadas ao zika vírus no estado acumulam 41 casos entre 2015 e 2016. Ao todo, 30 foram descartados por investigação clínica e/ou laboratorial, 9 estão em análise e dois foram confirmados.

DENGUE

Este ano foram notificados mais de 8 mil casos de dengue no estado. Do total, 13% foram confirmados, 71% descartados , 3% estão em análise e 12% foram encerrados como inconclusivos. Se comparado ao mesmo período do ano passado, os casos da doença diminuíram 30% em todo o estado.

A regional do Baixo Acre/Purus registrou o maior número de notificações com 68% dos casos. O Alto Acre contabilizou 16% dos casos e o Juruá, Tarauacá e Envira também 16%.

 

 

 

 

Sair da versão mobile