Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência promovida pela Apae tem vasta programação

 A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) começou nesta segunda-feira, 22. Com tema deste ano é “O Futuro se Faz com a Conscientização das Diferenças”. A abertura da programação ocorreu na Praça da Revolução e teve a participação de pais e alunos da instituição, o Padre Máximo Lombardi também esteve presente e abriu a semana com uma oração.

Depois disso, alunos, pais e comunidade percorreram algumas ruas no Centro de Rio Branco. A presidente da Apae, Cecília Lima, explicou que o objetivo da Federação Nacional das Apaes é sensibilizar a sociedade sobre a importância das leis e das políticas públicas na promoção da igualdade social.

“A inclusão existe, mas é feita de forma gradativa. Hoje nós vemos que as oportunidades só surgem pela lei, nenhum empresário nos procura por entender que a inclusão é importante, nos procuram apenas porque a lei obriga a contratação”, destacou a presidente.

Cecília também ressaltou que não se pode confundir diferença com incapacidade. “Lutamos para que a sociedade compreenda isso. Essas pessoas têm limitações como qualquer um pode ter. Sabemos que ao longo de 35 anos de entidade muita coisa melhorou; não podemos negar os avanços, principalmente em relação às políticas públicas, porém deve haver uma integração maior da comunidade”.

Confira a programação desta terça-feira, 23: Exposição de Artesanatos, desfile de alunos e apresentação de dança, no Via Verde Shopping, a partir das 10h. O desfile começa às 15h.

Na quarta-feira, 24, serão realizadas atividades internas (pinturas, artesanatos, artes, fotografia, palestra sobre como utilizar a água de forma consciente e momento de beleza), na sede da APAE. As atividades acontecem das 8h às 11h durante a manhã e no período da tarde ocorrem das 13h às 17h.

Na quinta-feira, 25, está previsto para acontecer uma visita a prefeitura de Rio Branco a partir das 8h. A programação será encerrada na sexta-feira, 26, com um dia de lazer no Horto Florestal, durante o período da manhã entre às 9 e 11h, e a tarde a partir das 14h ás 17h.

Assessoria Apae (2)

 

Sair da versão mobile