Um vídeo divulgado em grupos de WhatsApp neste domingo, 28, tem causado revolta em muitos internautas acreanos. Nas imagens, uma criança de apenas 3 anos de idade aparece fumando narguilé, um tipo de cachimbo de água usado para fumar tabaco e outras substâncias tóxicas.
Informações divulgadas por internautas apontam que o vídeo, que tem três segundo de duração, foi publicado no bairro Mocinha Magalhães.
A prima da criança e dona do celular, disse que no momento da gravação a criança estava sob os cuidados da tia, de 10 anos, possivelmente a responsável pela divulgação das imagens. Os familiares não sabem informar que tipo de substancia a criança fumou.
Segundo a avó, que não quis se identificar, afirma que não concorda com o ocorrido e que ficou chateada com a situação. A mãe da criança tem 21 anos de idade e não estava no local.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a venda e utilização do narguilé por menores de idade.
Repercussão nas redes sociais
O vídeo, que foi compartilhado várias vezes, gerou revolta e polêmica nas redes sociais. A internauta Daiana Pereira nascimento, escreveu: “Falta de responsabilidade dessa mãe, eu tenho um de 3 anos e não deixo ele só em nenhum momento, nem no quintal da nossa casa sozinho ele fica, quem dirá em más companhias. É uma pena! Porque eles crescem achando que é tudo normal”.
O internauta Nicolas Mota diz que a culpa é dos pais. “A culpa é dos pais. Como é que deixa uma criança longe da vista com outra criança? Se fosse abusada sexualmente? Deveria ficar entre família também? O que as autoridades esperam? Alguém morrer? Geralmente sim”, questionou.