X

Lidando com os proprietários dos imóveis

Será que o proprietário sabe o Preço de seu imóvel?

Quando alguém, na qualidade de proprietário de um imóvel, pretende vendê-lo, deverá observar determinas atitudes que lhe são bastante compensadoras, pois a venda de um patrimônio de família é sempre determinante de uma grande transformação da vida de todos os envolvidos.

Há aquele dono que precisa vender por necessidade financeira, outro que está com problemas de saúde, outro que quer se transferir de bairro, por obrigatoriedade ou não, e mais outro que adquiriu um imóvel em construção e agora tem que vender o antigo para quitar o novo, e daí por diante. São vários e vários motivos que determinam a venda de um imóvel.

Quase sempre o proprietário quer definir a venda pelo que “acha que vale”, pelo valor que “olhou” ao procurar na vizinhança. Só que o que o mercado joga ao comprador não é o valor, mas sim o Preço, e este é muito complexo para nele se chegar. Depende de muitos fatores de análise, entre os quais citaremos alguns, principais na formação de preço de mercado, para que o caro leitor compreenda que o seu imóvel necessitará de uma análise mais profunda levada a efeito por profissional habilitado, que está no mercado exatamente para cumprir essa demanda.

Temos, a seguir, uma relação dos principais fatores levados em consideração para a obtenção do preço de um imóvel no mercado:

• Localização/ponto/vizinhança.
• Segurança/infra-estrutura de serviços e lazer.
• Oferta de transporte e comercio nas proximidades.
• Facilidade de acesso/Estacionamento/Garagem.
• Andar/Posição no andar/Vista/Posição do sol.
• Idade do imóvel/ Qualidade da construção.
• Estado de conservação/Benfeitorias/Previsão de reforma.
• Conformação física/Layout/Planta-baixa.
• Infra-estrutura de serviços públicos e condominiais.
• Situação jurídica e discal/Financeiras.
• Forma de pagamento/Prazo de entrega.
• Adequação da oferta para a demanda.
• Pesquisas realizadas junto ao mercado imobiliário da região.
• Outros diversos fatores usuais na formação de preço.

Observe, então, caro leitor/Proprietário que o valor patrimonial de seu imóvel é menos importante do que o preço de mercado, já que este representa o preço pelo qual será realmente vendido.

A grande esperança extramercado
Um grande numero de pessoas pensa, quando pretende comprar um imóvel, em completar a sua disponibilidade financeira realizando a venda do imóvel que já possui. Isto é um fato corrente no dia-dia do mercado, pois há sempre a busca dessa facilidade. Quem tem um apartamento quer mudar para uma casa, e assim por diante.

A dificuldade está naquela referencia que diz: “só vendo o meu se comprar outro, e vice-versa: só compro um se vender o outro”. Está nessa atitude a maior de todas as dificuldades de um negócio. Exatamente porque quando um gosta de um imóvel a outra parte não gosta do seu. E assim, a pessoa vai de tentativa em tentativa e dificilmente conseguirá realizar a operação. O que é recomendável, e esta é a atitude de quase a totalidade das pessoas que conseguem realizar uma boa compra, é primeiro vender o imóvel que se possui para depois, com o dinheiro em mãos, sair à procura do imóvel que se possui para depois, com o dinheiro em mãos, sair à procura do imóvel pretendido. Esta é a maneira mais fácil de a pessoa conseguir o seu objetivo.

Tudo é muito fácil de se explicar. Um comprador interessado em adquirir uma propriedade para residir o esta fazendo para mudar logo, não só porque tem pressa da nova moradia, mas porque está envolvido em uma serie de condicionantes, muitas vezes até por causa do colégio dos filhos na proximidade. Então, quando ele encontrão imóvel que julga servir ao seu gosto e ao da família, não quer aguardar que o proprietário ainda vá procurar e escolher um para comprar, pois não sabe o dia em que isto acontecerá, e não pode ficar aguardando tais circunstancias.

Este fato acontece igualmente em situação inversa. O proprietário coloca o seu imóvel à venda e, quando o comprador se interessa em adquiri-lo, o proprietário lhe diz: “Agora vamos aguardar, que eu vou procurar algo pra comprar”. É claro que o provável comprador não esperará, mas sim, comprará qualquer outro que lhe ofereçam ou lhe agrade. Até o próprio Corretor buscará outra oferta para atender o seu comprador, o que é justo, porque é um profissional de negócio Imobiliário.
Em síntese: o proprietário primeiramente deve vender para, depois, comprar. O proprietário, que pensa em vender casado com a compra, ficará sempre buscando essa via, o que é difícil realização pelos motivos expostos e por muitos outros.

A solução para estes casos deve ser bem definida. O proprietário deve primeiro vender, marcar para entregar o imóvel em sessenta dias, e depois sim, já com o dinheiro em mãos, buscar o outro imóvel que quer comprar.

MARCIO SILVA DOS SANTOS
Corretor de Imóveis CRECI f-0129
Presidente CRECI 26ª Região/AC

A Gazeta do Acre: