Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acadêmicos da Uninorte realizam nova etapa do projeto Unialegria no Hospital da Criança

Alegria, diversão e boas risadas são imprescindíveis na vida humana, principalmente para aqueles que se encontram no leito de um hospital. Pensando nisso, os acadêmicos da Uninorte realizaram na última sexta-feira, 9, no Hospital da Criança, mais uma etapa de implantação do projeto “Unialegria”.

Durante a ação, diversas atividades lúdicas como teatro, música, dança, dentre outras foram realizadas. A ideia é tornar a passagem pelos hospitais menos traumática, dolorosa e mais humanizada para as crianças. Segundo o professor de Ética, Ariovaldo Manzati Júnior, esta é uma etapa de consolidação do projeto. “Já realizamos atividades anteriores como um projeto piloto. Agora nosso objetivo é que ele se mantenha como uma ação constante, presente em todos os meses do calendário acadêmico”, disse.

Para o professor, o projeto propicia um maior envolvimento dos alunos com a realidade que encontrarão futuramente depois de formados. Pois, a prática ajudará a torná-los profissionais mais empáticos, desenvolvendo habilidades e competências que os capacitem a reconhecer o ser humano como um todo.

Em sua terceira etapa do projeto, Natania Rayele de Souza, acadêmica do 5º período de Fisioterapia, conta que a experiência proporciona uma nova visão sobre a profissão e a vida. “O principal objetivo do projeto é levar alegria para as crianças. Mas, além de mudar a rotina delas, percebemos que isso acaba nos mudando também. Meu olhar hoje não é o mesmo, vejo as pessoas como pessoas e não como pacientes”, afirma.

Para Jorgina de Araújo Morais, mãe do pequeno Sérgio de Araújo, de seis anos, paciente do hospital há dois meses, o trabalho dos alunos e professores da Uninorte traz vida e alegria às crianças. “Esta interação é muito importante para os pacientes, eles chegam aqui muito fragilizados, precisando de atenção. Com as visitas eles brincam, ficam mais felizes e se recuperam muito mais rápido”, assegura Morais.

O projeto é uma ação social multidisciplinar que envolve alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e até Ciências Contábeis. Percebe-se que, para a Uninorte o conhecimento e o desenvolvimento do aluno são essenciais, principalmente por meio de exercícios que ligue a teoria a prática e os leve a buscar uma práxis acadêmica e sua aplicabilidade na sociedade.

 A ideia do projeto é tornar a passagem pelos hospitais menos traumática, dolorosa e mais humanizada para os pacientes
A ideia do projeto é tornar a passagem pelos hospitais menos traumática, dolorosa e mais humanizada para os pacientes

 

 

Sair da versão mobile