Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bancários seguem em greve, nova rodada de negociação acontece nesta terça, 13

 Banqueiros e categoria realizam mais uma rodada de negociação nesta terça-feira, 13, na tentativa de pôr um fim na greve dos bancários que completa uma semana hoje. No Acre, mais de 67% das agências estão paralisadas.

O número de unidades bancárias fechadas ao público cresceu de 40 para 46 agências (15 unidades na Caixa Econômica, 8 Bancos Privados, 14 do Banco do Brasil e 8 do Banco da Amazônia).

Bancários iniciaram a paralisação na terça,6, pedindo reajuste de 5% mais a inflação do período, e também o equivalente a um salário mínimo de benefícios como vale refeição, vale alimentação e auxílio creche.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra aos clientes que durante a greve podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

Alternativas durante a greve dos bancos

Acesso pelo celular

Clientes com assinatura eletrônica podem fazer transações financeiras pelo celular e tablets. É uma forma rápida de pagar contas de água, luz, telefone e cartão de crédito. É possível também transferir valores.

Internet banking

O consumidor pode pagar contas, transferir recursos e tirar extratos sem burocracia e mesmo fazer empréstimos.

Correspondentes bancários

Vários bancos têm correspondentes bancários. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, trabalha com o Caixa Aqui e com as casas lotéricas. Nesses lugares é possível pagar contas de água, luz, impostos, boletos de cobrança, prestação de habitação, fazer saques. No caso dos correspondentes da Caixa, é possível ainda receber benefícios, como aposentadoria, FGTS, Bolsa-Família e seguro-desemprego. Alguns supermercados e lojas recebem contas como de energia, água e telefone.

Saque sem cartão

Segundo a Proteste, o cliente que não tem cartão para fazer saques do dinheiro da conta-corrente deve entrar em contato com o banco e solicitar uma alternativa.

Compensação bancária

A Proteste disse ainda que o serviço de compensação bancária não será afetado.

 

Sair da versão mobile