Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes termina nesta sexta

 A Campanha Nacional de Multivacinação 2016 está chegando ao fim. Nesta sexta-feira, 30, é o prazo final para pais e responsáveis levarem crianças menores de cinco anos, de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos para atualizar a caderneta de vacinação nos postos de saúde.

O objetivo da campanha é reforçar a importância da vacinação para o público-alvo e atualizar esquema vacinal. Ao todo, estão sendo oferecidas 14 vacinas para esses públicos.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município, Socorro Martins, mesmo com a carteira de vacinação completa, é importante levar as crianças e adolescentes para verificar a necessidade de reforço.

Martins destaca que é indispensável à apresentação da caderneta vacinação. “A caderneta é o comprovante que a criança já fez alguma dose. Sem esse comprovante, ela terá que iniciar o esquema vacinal novamente. Por isso é importante levar”, alertou a diretora.

Vacinas disponíveis

Entre as vacinas oferecidas na campanha, estão às contra a poliomielite, ou paralisia infantil, agora é aplicada não mais com duas, mas com três doses injetáveis, aos dois, quatro e seis meses de vida; e mais duas orais. A vacina contra o HPV, que agora não são mais três doses, e sim duas, com intervalo de seis meses entre elas. A vacina contra a meningocócica que antes tinha um reforço aos 15 meses e que a partir de agora precisa ser administrado aos 12 meses, e finalizando as doses tem contra a pneumocócica que teve redução de uma dose e agora se dá com apenas duas inicialmente. Até o fechamento desta edição o Ministério da Saúde (MS) não divulgou se a campanha será prorrogada.

 

 

 

Sair da versão mobile