Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Candidatos a prefeitura da capital discutem plano de governo durante debate na TV Gazeta

 Os quatros candidatos à prefeitura de Rio Branco participaram na noite do último domingo, 25, do primeiro debate realizado pela TV Gazeta, afiliada da Rede Record, antes das eleições municipais do dia 2 de outubro. Como mediador, a emissora trouxe o jornalista Luiz Fara Monteiro, da Rede Record nacional, que jáa esteve aqui em outro debate na eleição de 2012.

Diferente de outros debates, este não contou com a participação dos militantes de nenhum dos partidos. De acordo com o diretor de Jornalismo da TV Gazeta, Gabriel Rotta, em reunião com os candidatos, optou-se por dispersar a militância a fim de evitar conflitos ao longo do debate.

O primeiro bloco foi destinado a apresentação dos candidatos, bem como a realização de perguntas elaboradas pela emissora e também internautas. Neste momento, questionou-se acerca das propostas para melhorar o atendimento da área da Saúde.

O candidato pela Frente Popular, Marcus Viana (PT) destacou o trabalho desenvolvido ao longo de sua gestão. Ele lembrou da construção das unidades de saúde na periferia e disse que, caso reeleito, seu objeitvo é informatizar as unidades a fim de obter um prontuário contendo todas as informações de pacientes que apresentam carteira do SUS.

Raimundo Vaz (PR), por sua vez, destacou a necessidade de se contratar mais profissionais para atuar na área de saúde. Outro ponto citado  por ele é a humanização no atendimento. Para Vaz, as pessaos que procuram as unidades não estão tendo o devido atendimento por parte dos profissionais.

A candidata pela coligação Rio Branco do Futuro, Eliane Sinhasique (PMDB), também falou sobre a contratação de novos profissionais, bem como a elaboração de um plano  a fim de agilizar a realização e entrega dos exames nesses locais. Ela defende a criação de um terceiro turno de atendimento nas URAPs, além de implantar centros de referência de saúde para o homem e para mulher e ampliar as equipes de saúde.

Por fim, o candiato Carlos Gomes (Rede) salientou sobre a importância de se gerar receita para os devidos investimentos na área de Saúde da capital acreana. Para ele, é preciso investir em capital humano.

No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas aos adversários. O candiato da rede Sustentabilidade, Carlos Gomes mencionou a dívida pública do município. O atual prefeito falou dos investimentos de sua administração no sistema de notas eletrônicas, reforma do código tributário, modernização do sistema tributário, criação de cadastro digital e melhora da receita de ISS. Na réplica, Gomes questionou a falta de eficiência na execução obras públicas.

A candiata Eliane Sinhasique tratou sobre Segurança Pública com Raimundo Vaz. Na ocasião, ele citou que pretende criar a guarda municipal e liberar os policiais militares que prestam serviços de segurança para prefeitura e Câmara de Vereadores para integrar o combate à violência nas ruas.

Vaz, por sua vez, questionou Sinhasique acerca da regularização  fundiária. Ela pontou sobre a importância de se fazer a regularização fundiária de forma séria e célere. Criticou ainda as concessões de uso, dadas pela prefeitura.

Por fim, o prefeito Marcus Alexandre pediu a Carlos Gomes que avaliasse o transporte para estudantes da cidade. Ele admitiu que houve avanço na passagem de 1 real, porém, só ocorreu devido a negociação de uma dívida história das empresas.

Nos blocos seguintes foram citados temas como mobilidade urbana, educação, creches, reduação de cargos comissionados, dentre outros.

Eliane Sinhasique disse que “ a mobilidade urbana envolve não apenas aumento do número de ônibus. Melhorar a infraestrutura e acessibilidade de calçadas e ruas é necessário. É preciso revisar o valor da passagem, a planilha de custo e aumentar a quantidade de linhas para atender a demanda”.

Sobre a área de educação na capital acreana, Marcus Alexandre disse: “Nós tivemos a notícia que Rio Branco atingiu a quarta melhor nota do IDEB. Construímos oito novas creches e quatro conveniadas gerando quatro mil vagas. Temos mais seis creches em obra. Até o final do ano vamos superar a oferta de vagas do plano de governo que previa cinco mil. Educação é um tema de muita responsabilidade”.

Sobre a relação da prefeitura com a Câmara de Vereadores, caso eleito, Raimundo Vaz afirmou que “em Rio Branco há uma câmara e uma prefeitura que trabalha em sintonia”, disse ao lembrar que foi expulso de um partido por votar em matéria pensando na população. “Eu acho que a relação é harmônica, mas deve der de total independência entre os poderes”, disse.

Carlos Gomes, por sua vez, ao falar sobre uma prefeitura mais eficiente e transparente disse ser necessário “dar publicidade e abrir a caixinha preta da prefeitura e fazer uma auditoria nas contas públicas”. Ele citou o caso da Emurb e salientou que o dinheiro público não deve ser desviado para outros fins. “É preciso dar publicidade aos gastos, fazer uma auditoria e ampliar a participação no controle popular na contas públicas”.

Candiato Carlos Gomes (Rede)
Candiato Carlos Gomes (Rede)
Candidato Raimundo Vaz
Candidato Raimundo Vaz

 

Sair da versão mobile