X

Delta Agência de Pesquisa mostra a preferência dos eleitores à candidatura do prefeito Marcus Alexandre

 A Delta Agência de pesquisa divulgou na noite de ontem, 22, no Jornal Gazeta em Manchete, a primeira pesquisa das intenções de voto para a Prefeitura de Rio Branco. A pesquisa aponta Marcus Alexandre como o preferido dos eleitores. O candidato petista aparece com 49,9% das intenções de votos.

A segunda colocada na disputa, conforme a Delta Agência, é a candidata Eliane Sinhasique (PMDB). Ela aparece com 29% das intenções de voto. Na sequência, Raimundo Vaz (PR) ficou com 2,7% das intenções de voto, já mais distante dos dois primeiros colocados, seguido de Carlos Gomes (Rede), com 1,4% das intenções de voto. Os votos brancos e/ou nulos somam 4,7% e os entrevistados que não sabem em quem vão votar ou não responderam à pesquisa também ficou em 12,3%.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos candidatos, 24,2% declaram não saber em quem votar ou não responderam, enquanto 4,9% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.

O candidato Marcus Alexandre é mencionado espontaneamente por 45,2% dos rio-branquenses, e Eliane Sinhasique, por 23,4%. Raimundo Vaz, por 1,6%, e Carlos Gomes por 0,7%.

Em rejeição dos candidatos, ou seja, em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum,Eliane Sinhasique lidera com 19%, seguido de Marcus Alexandre (18%), Raimundo Vaz (15%), e Carlos Gomes com 14%. Outros 34% dos entrevistados declaram não saber ou não responderam.

Com relação à avaliação da atual administração de Marcus Alexandre como prefeito, a pesquisa mostrou que dos entrevistados, 21% consideram a administração do petista ‘ótima’; 43% consideram ‘boa’; 27% consideraram a administração ‘regular’; 4% disseram que a gestão é ‘ruim’; 4% afirmaram ser ‘péssima’. Outros 1% alegaram não saber avaliar.

A pesquisa avaliou ainda a administração do governo de Tião Viana (PT). Já 8% dos entrevistados consideram ‘ótima’ a administração; 25%consideram a administração do petista ‘boa; 40% consideram ‘regular; 10% disseram que a gestão é ‘ruim’; 15% afirmaram ser ‘péssima’. Outros 2% alegaram não saber avaliar.

Por fim, a gestão do presidente Michel Temer (PMDB) também foi avaliada. A pesquisa mostrou que dos entrevistados, 3% consideram a administração do petista ‘ótima’; 10% consideram ‘boa’; 19% consideraram a administração ‘regular’; 8% disseram que a gestão é ‘ruim’; 17% afirmaram ser ‘péssima’. Outros 43% alegaram não saber avaliar.

A pesquisa da Delta Agência foi realizada ouvindo 900 pessoas no Acre. O período para a coleta de dados foi de 17 a 21 de setembro de 2016. O nível de confiança é de 95%. Foi encomendada pela Rádio e Televisão Norte Ltda e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AC-02447/2016.

 

A Gazeta do Acre: