X

Depasa garante abastecimento por mais 20 dias em Acrelândia

 Após tomar conhecimento da situação sobre o abastecimento de água no município de Acrelândia, o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) instalou uma bomba de captação em um reservatório menor. Com isso, o abastecimento está mantido por 20 dias.

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, explica que nesse momento o órgão vai observar o comportamento do nível do reservatório, já que o açude está ressecado, uma boa parte do volume de água pode ser absorvido e também evaporar devido ao tempo seco.

“O abastecimento está garantido e a população continua recebendo água a cada dois dias. Nesta terça-feira, 13, será decidido se aumenta o racionamento para três dias.  Até o momento estamos otimistas”, afirmou Magalhães.

Devido à crise hídrica enfrentada pela população de Acrelândia, 13 escolas municipais devem iniciar um racionamento de água e usar o recurso apenas quando for estritamente necessário. De acordo com o secretário de Educação da cidade, Nilson Mendes, a prefeitura deve fazer campanhas de conscientização contra o desperdício. O objetivo, segundo Mendes, é evitar a paralisação das aulas e também que o ano letivo seja afetado.

Desde a semana passada, as medições feitas pelo Depasa apontavam que o reservatório de água em Acrelândia devia manter o abastecimento por apenas mais quatro dias. O depósito de água do município possui 2,8 metros. Desde a última quarta-feira, 7, baixou mais de um metro e no ponto mais profundo marcou 75 centímetros de profundidade chegando a marcar 25 cm em outros locais.

O município possui uma população de ao menos 14,1 mil pessoas. De acordo com o Depasa, Acrelândia é banhada pelo Rio Abunã, mas o uso do manancial como fonte de abastecimento é considerado inviável porque ele fica a 17 km da zona urbana do município.

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: