* Participando de todas as edições, instituição finca raízes e estreita laços na região
Com o dobro do espaço em relação às edições anteriores, a participação do Sistema Fieac na Expoacre Juruá 2016 comprova sua consolidação na região. Durante quatro dias – 4, 5, 6 e 7 de setembro, de volta à avenida Mâncio Lima – mais de 40 empreendimentos apresentaram o que têm de melhor a oferecer a população de todo o estado, e a instituição, o que de melhor pode oferecer aos empresários em produtos, serviços e qualificação de mão-de-obra, a fim de fortalecer ainda mais o setor produtivo daquela localidade.
“A Expoacre Juruá mostra a força do empreendedorismo desta região. As pessoas são corajosas, investem, vão atrás de sua realização pessoal. Podemos perceber como o setor privado aqui é forte – muitos comércios, indústrias bem estruturadas, sem mencionar a produção daqui, que tem grande aceitação em todo o estado, como a famosa farinha e os biscoitos de Cruzeiro do Sul. O Vale do Juruá teve que lutar para não depender de ninguém, devido ao isolamento, e isso só lhe fez bem. Temos muito o que aprender com a garra desse povo”, elogia Adelaide de Fátima Oliveira, presidente da Fieac em exercício. “Além disso, a mudança de local, neste ano, foi um grande acerto. Trazendo a Feira para o centro da cidade, mais pessoas puderam estar presentes e prestigiar”, completou.
Para a abertura do evento, estiveram presentes os diretores e presidentes dos sindicatos das indústrias gráficas, de pavimentação e movelaria, José Afonso Boaventura, Nailton Feitoza Lima e Francisco Augusto Nepomucena, respectivamente. “A Federação das Indústrias existe para ajudar o empresário. Aqui estamos fazendo um trabalho de divulgação dos nossos produtos e serviços, além do nosso aplicativo, que contém informações importantes para os empresários. Queremos ser mais demandados pelos nossos colegas do Juruá”, enfatizou Assurbanipal Mesquita, assessor de relações institucionais da Fieac.
APROXIMAÇÃO DO PÚBLICO – De acordo com Shyrlene Poersch, gerente da Unidade Integrada do Sistema Fieac no Juruá, esse evento é muito importante para a instituição, pois é por meio dele que se consegue fortalecer sua imagem junto ao público. “Vem gente de todo o entorno, e não apenas de Cruzeiro do Sul, visitar a Feira, então, fica mais fácil para nos aproximarmos das pessoas. Hoje estamos fazendo um trabalho diferente, que é explicando o que é a Unidade, o trabalho que desenvolvemos, apresentando o Projeto de Robótica, que trabalhamos no Ebep (Educação básica articulada com educação profissional); e com a panificação, que trabalhamos na Aprendizagem. A Expoacre Juruá é tão importante para o Sistema que, neste ano, até dobramos o tamanho do nosso espaço”.
Presente na inauguração do estande do Sistema Indústria, o superintendente da Caixa Econômica Federal no Acre, Márcio Martins, afirmou que as instituições financeiras apostam no crescimento daquela região. “Os bancos públicos participam da Feira porque acreditam na pujança do desenvolvimento do Juruá. É uma região muito importante para o estado e temos interesse em fomentar os melhores negócios para os empresários locais”. A vice-governadora Nazareth Araújo endossa. “Aqui tem uma produção riquíssima – movelaria, cerâmica, cooperativas. Enfim, uma associação de pessoas para fazer acontecer sua oportunidade de vida. Isso faz parte da política do nosso governador de diversificação da nossa base produtiva. É preciso investir para superar a crise”.