O prédio onde funcionava a Secretaria de Obras do município de Capixaba, a 72 km de Rio Branco, pegou fogo na madrugada de sábado, 10. O secretário da pasta, Lourival Andrade, informou que as chamas destruíram o arquivo da prefeitura e ainda três carros que estavam no local.
Andrade ainda não sabe estimar o valor do prejuízo, mas revela que toda a parte mecânica foi destruída. “Queimou uma caçamba nova e dois Corsas, que sempre estacionamos na secretaria aos fins de semana. A gente pensa que foi criminoso porque foi muito rápido e começou no local que as chamas se alastrariam com rapidez, que era onde estavam os documentos”, revela.
O arquivo que ficava na secretaria foi completamente consumido pelas chamas. O secretário diz ainda que deve pedir um laudo, pois todos os documentos da sua administração foram perdidos. “Vou me resguardar porque isso pode dar problema mais tarde, na hora de prestar contas”, diz.
O major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, disse que as equipes levaram quase duas horas para conter as chamas e que as características encontradas no local não evidenciam se o incêndio foi criminoso ou não. “Orientamos que o prefeito faça um boletim de ocorrência e solicite uma perícia para confirmar como que esse fogo iniciou na secretaria”, explica.
Escola queimada
Também foi registrado um incêndio em uma escola em Senador Guiomard, mas, segundo os Bombeiros, as chamas foram contidas pelos próprios funcionários. A escola é de responsabilidade da gestão estadual, mas até a publicação desta reportagem o G1 não conseguiu contato nem com o núcleo de educação e nem com a secretaria.
Polícia investiga casos
As duas ocorrências foram registradas na madrugada após a morte de um jovem de 16 anos que trocou tiros com a polícia. O menor estava envolvido em um assalto, onde matou um policial militar.
A Polícia Civil, através da assessoria, informou que trabalha com muitas hipóteses, mas que, no primeiro momento, descarta que as ações tenham sido em represália a morte do menor, que fazia parte de uma facção criminosa.