X

Hemoacre precisaria de até 50 doações diárias para manter o estoque de sangue num nível adequado

 A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes no Acre todos os dias. Por isso, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) pede aos voluntários que compareçam para doações.

De acordo com dados do Centro, o Acre possui aproximadamente 72 mil doadores registrados, porém menos de 15% do total comparecem com regularidade para doar sangue. Todas as unidades de saúde públicas e privadas da capital e do entorno são abastecidas pelo Hemoacre. Uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas.

De acordo com a responsável pelo Setor de Captação, Quesia Nogueira, as doações realizadas nesta quarta-feira, 28, não são o suficiente para atender a demanda de todo o Estado.

“Os paciente estão precisando, desde aqueles com doenças graves como leucemia. Até a realização de procedimentos nas unidades de saúde. Pedimos a colaboração de todos que venha, não é obrigado estar em jejum aqui podemos tirar todas as dúvidas”, comentou Quésia.

Nesta quinta-feira, 29, uma equipe do Hemoacre estará em Plácido de Castro buscando doações. “Temos uma van e o ônibus. Precisamos que as pessoas nos procurem e realizem suas doações. Somente assim, com volume de doação que poderemos lutar por benefícios e melhorar as estratégias. Atualmente, precisamos de até 50 doações para manter o estoque num nível adequado”, relatou a responsável.

A gerente do Hemoacre ressalta que todos os tipos sanguíneos são importantes. “Todos os tipos são importantes, mas nossa maior demanda são de sangue O positivo e negativo. Quem quiser doar, ficamos abertos de segunda a sábado, das 7h30 às 17h45”, destacou.

Os interessados em doar sangue podem procurar o Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Vila Ivonete. Mais informações: (68) 3228-1494.

Para realizar a doação

Estar em boas condições de saúde.

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.

Pesar no mínimo 50kg.

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação).

Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

A Gazeta do Acre: