Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jonas Lima destaca a importância de se ampliar debate acerca da doença de Alzheimer

 A pedido do deputado estadual Jonas Lima (PT), a Assembleia Legislativa realizou na manhã de quinta-feira, 22, uma sessão solene em alusão ao Mês Mundial da Doença de Alzheimer. A data é comemorada no dia 21 de setembro.

O presidente em exercício do parlamento estadual, deputado Éber Machado (PSDB), ao iniciar a sessão, lembrou que nos dias atuais os pacientes estão tendo uma sobrevida maior e uma qualidade de vida melhor, mesmo na fase grave da doença. “É uma pena que até o momento não exista nenhuma cura para a Doença de Alzheimer. Em contrapartida, a Medicina tem proporcionado uma vida mais duradoura para os pacientes mesmo na fase grave da doença”, disse.

O deputado Jonas Lima, por sua vez, ressaltou que um dos objetivos da sessão é sensibilizar a população e reduzir o estigma que cerca a doença e afasta as pessoas da identificação de sintomas e do enfrentamento do problema.

“A realização dessa sessão é de extrema importância. Falo por experiência própria porque enfrentei um caso igual dentro da minha casa, meu pai foi diagnosticado com a doença de Alzheimer durante uma viagem que fizemos a Goiânia, desde então todo tratamento adequado foi disponibilizado para que ele tivesse uma melhor qualidade de vida e ele enfrentou bem a doença. Hoje ele não está mais conosco, mas sabemos que fizemos tudo que estava ao nosso alcance para que ele tivesse mesmo com a doença uma vida normal”, disse.

Jonas salientou, ainda, sobre a criação de um centro de atendimento para idosos e pacientes com Alzheimer. “Precisamos ter urgentemente um local que tenha toda infraestrutura adequada para que essas pessoas possam ser acolhidas com cuidado e carinho”, disse, ao pedir apoio das autoridades públicas, bem como de deputados federais, senadores e do Executivo estadual e municipal.

O petista falou sobre a Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares – Regional Acre (Abraz). “A Abraz vem desenvolvendo um importante trabalho há cerca de 13 anos. Isso foi de fundamental importância para que essa doença fosse amplamente debatida. Claro que muito ainda precisa ser feito, mas houve um começo e isso tem feito o diferencial”.

O secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Otaniel Almeida, pontuou sobre o trabalho desenvolvido pelo município. Embora tenha falado sobre os avanços, ele disse que um dos gargalos seria a qualificação dos servidores.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Rossana Freitas, por sua vez, pediu o fortalecimento de medidas no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos portadores de Alzheimer.

Por fim, a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Acre, Indira Leitão Viana, destacou os trabalhos desenvolvidos pela associação. “Entre outras coisas, tem-se a realização de oficinas de estimulação cognitiva; visitas in loco; grupo de apoio; Promoção de palestras; Consultoria e orientações aos familiares; Distribuição de materiais informativos”.

 

Sair da versão mobile