O senador Jorge Viana (PT) reuniu a imprensa na última segunda-feira, 5, para conversar a respeito dos últimos acontecimentos políticos no Brasil. A principal pauta foi o impeachment a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Jorge falou também sobre a disputa a prefeitura de Rio Branco.
Para o senador, a candidata Eliane Sinhasique (PMDB) exagera nas promessas diante de um período de crise no qual o país e Estado passam. “Como é que ela vai fazer tudo o que promete no meio de uma crise destas, onde está todo mundo tá querendo saber como é que vai pagar salário? Como ex-prefeito e alguém vive esta crise, eu estou chocado de ver a capacidade dela de prometer em tempos atuais aquilo que nem longe nem ela nem ninguém poder cumpri. Só muita inexperiência em gestão administrativa para fazer programas assim”.
Viana chegou a comprar Sinhasique com o candidato Rubens Branquinho, que disputou o governo do Estado em 1990. “É uma coisa que afronta, parecido com aquilo que Branquinho fez. Eu acho algo temerário isso, não é trocadinho com Temer. Quem quer ser prefeito tem que ser realista”, disse.
Quanto ao impeachemnt da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Jorge voltou a destacar que a saída de Dilma não é a solução para os problemas do Brasil. “O impeachment mantém o país dividido, só uma nova eleição pacificaria. O nosso sistema político faliu, perdeu a validade. Por isso, defendo novas eleições com novas regras”.
O senador destcaou que não houve acordo entre PT e PMDB para manter os direitos políticos da ex-presidente. “Não teve qualquer acordo em nenhum momento da cassação do mandato da Dilma, seria uma hipocrisia da nossa parte”.
O senador criticou ainda a aprovação da lei 13.332/2016, ocorrida um dia após o impeachemnt. A matéria flexibiliza as regras para abertura de créditos suplementares sem necessidade de autorização do Congresso. “Eu acho isso o absurdo do absurdo, é uma hipocrisia sem tamanho. A presidente Dilma Rousseff perdeu seu mandato com base em acusações de pedaladas fiscais e, no dia seguinte a sua saída essa lei é aprovada”.
Eliane Sinhasique afirma que irá cumprir o que vem prometendo
Em resposta as declarações do senador Jorge Viana, a depuatda estadual e também candidata a prefeitura de Rio Branco, Eliane Sinhasique (PMDB) disse que os comentários do petista refletem o desespero de perder a eleição municipal.
“O crescimento de nossa candidatura desperta o desespero destas pessoas. Eu já esperava este tipo de ataque dos cardeais petistas. Eles estão desesperados porque não conseguiram cumprir metade do que foi prometido no plano de governo do prefeito Marcus Viana. O senador Jorge Viana deveria se preocupar com as novas propostas de seu candidato e analisar melhor o plano de governo que ele apresentou à Justiça Eleitoral”, falou.
Embora Jorge Viana tenha destacado a crise econômica, a peemedebista frisa que tem como o que está sendo prometido. “Não prometo o impossível. Tenho como cumprir cada uma das minhas propostas”, disse ao pontuar que a atual gestão de Rio Branco possui promessas não cumpridas. “Vou apresentar um relatório com as propostas de campanha que Marcus Viana não conseguiu cumprir”.