Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Multivacinação de crianças e adolescentes começa segunda-feira, 19

 A Campanha Nacional de Multivacinação 2016 começa nesta segunda-feira, 19, em todo o país. O período de vacinação vai de 19 a 30 de setembro e tem como público-alvo menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.

A ideia é mobilizar pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o Cartão de Vacinação. Ao todo, serão atualizadas 14 vacinas nesses públicos. Com a mobilização, o Ministério da Saúde (MS) espera reduzir as doenças imunopreveníveis e diminuir os índices de abandono à vacinação.

A novidade deste ano de incluir adolescentes no grupo prioritário é resultado da análise de especialistas em Saúde Básica. Eles observaram que, a partir do momento em que a criança completa uma determinada idade, os pais já não se preocupam tanto em levá-los as unidades de saúde para reforçar a proteção contra as doenças.

Entre as vacinas oferecidas na campanha, estão às contra a poliomielite, ou paralisia infantil, agora é aplicada não mais com duas, mas com três doses injetáveis, aos dois, quatro e seis meses de vida; e mais duas orais. A vacina contra o HPV, que agora não são mais três doses, e sim duas, com intervalo de seis meses entre elas. A vacina contra a meningocócica que antes tinha um reforço aos 15 meses e que a partir de agora precisa ser administrado aos 12 meses, e finalizando as doses tem contra a pneumocócica que teve redução de uma dose e agora se dá com apenas duas inicialmente.

Foram enviadas mais de 25 milhões de doses às Unidades de Saúde da Federação que servirão tanto para a vacinação de rotina, como para as doses extras da campanha. Em todo o país, mais de 36 mil postos fixos estarão participando dos 12 dias de mobilização nacional.

 

Sair da versão mobile