Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Parlamento estadual realiza sessão solene em alusão ao dia do educador físico

A pedido do deputado estadual Nicolau Junior (PP), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã de quinta-feira, 1, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, comemorado na data de ontem.

Ao abrir a sessão, o presidente da casa legislativa, deputado Ney Amorim (PT), destacou o trabalho desenvolvido pela categoria. “O educador físico é hoje o principal agente responsável pelo combate ao sedentarismo nas academias e escolas, oferecendo suporte técnico adequado e interativo com os demais profissionais de saúde”.

O deputado Nicolau Junior, por sua vez, pontuou sobre a necessidade de se valorizar mais a profissão. “Essa profissão tão nobre é muito importante para todos nós. Essa categoria, pela qual tenho imenso carinho, merece e precisa ser mais valorizada. Muitas conquistas já foram alcançadas, porém, muitas coisas ainda precisa melhorar. Temos que ter um olhar mais diferenciado para essa profissão. Afinal de contas, eles dedicam suas vidas para garantir a promoção da nossa saúde”, disse..

O Presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Francisco Castro Nunes, reforçou o discurso de Nicolau. Ao agradecer pela homenagem feita pela Aleac, O presidente da CREF cobrou mais apoio da bancada estadual.

“Quero agradecer aos deputados Nicolau Júnior e Chagas Romão pelo apoio que têm manifestado a nossa categoria. Estamos felizes com tudo que conquistamos até aqui, nós lutamos diariamente para garantir à sociedade o direito de ser atendida por profissionais de Educação Física habilitados, porém, ainda continuamos nessa luta. É de fundamental importância o apoio dos nossos parlamentares”.

Já o representante dos profissionais de Educação Física do Acre, José Alício Martins, comentou sobre a luta pela regulamentação da profissão. “Apesar de a profissão ser antiga, a nossa regulamentação é muito jovem. Nossa luta pela regulamentação vem de longe, vem de Batatais, da escola militar do Exército, no Rio de Janeiro, vem da Universidade do Amazonas, de projetos especiais de convênios e intercâmbios com prefeituras. Nossa luta vem da Universidade Federal do Acre, do Iesacre, da Uninorte e de tantas outras instituições de ensino que nos ajudaram a chegar até aqui”, disse ao comentar ainda sobre as futuras conquistas.

Por fim, a secretária de Esporte do Acre, Shirley Maria da Silva, destacou as diversas áreas que o educador físico pode trabalhar. “Nós temos profissionais dessa categoria atuando nas mais diversas áreas, inclusive, em secretarias de Estado e dos municípios. Hoje, temos profissionais desenvolvendo trabalhos de gestão nas escolas, academias, trabalhos de pesquisas e etc.. Esse fortalecimento que obtivemos no mercado é uma conquista muito grande para a gente. Há dez anos o profissional de Educação Física era conhecido apenas como um mero professor, hoje a realidade é outra”.

 

Sair da versão mobile