Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre atinge 2.13 metros e a expetativa é que o nível aumente nos próximos dias

 Devido as intensas chuvas registradas ao longo da bacia do Rio Acre nos últimos dias provocaram um aumento no nível do manancial em Rio Branco. De acordo com a Defesa Civil o nível nesta segunda-feira, 26, estava em 2.13 metros e deve continuar subindo, pois tem chovido muito no seu médio e alto curso, assim como nos seus principais afluentes.

O major do Corpo de Bombeiro, Claudio Falcão, ressaltou que o manancial ficou abaixo de dois metros no dia 26 de junho. Ele afirmou ainda que a expectativa é que o manancial não volte a ficar abaixo que 1,50 metro.

“Esse aumento desse nível é justamente pelo retorno das chuvas. As chuvas continuam abaixo da média, mas voltaram a ocorrer principalmente nas regiões importantes para o Acre, que são nas bacias”, disse o major.

De acordo com o pesquisador meteorológico, Davi Friale, os pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico e as frentes frias de fraca intensidade são a causa de tanta chuva neste mês de setembro.

A média climatológica do mês já foi superada na maior parte do vale do rio Acre, com valores acumulados acima de 100mm de chuva, principalmente, nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Assis Brasil e Capixaba.

Nos próximos dias, as chuvas diminuem, mas voltarão a ficar intensas, no início da próxima semana em todo o estado, de acordo com Friale.

Apesar da chegada das chuvas, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) mantem a execução das ações traçadas no Plano de Contingência, implementado em julho deste ano.

Seca do Rio Acre

O nível do Rio Acre em Rio Branco atingiu a marca histórica de 1,32 metro no dia 17 de agosto deste ano, mas voltou a subir e ficou oscilando desde então. Mesmo assim, a Defesa Civil atua com a possibilidade de o manancial chegar a um metro de profundidade.

Diante desse cenário, o governador do Acre, Tião Viana, assinou um decreto de situação de emergência, no dia 7 de julho, por causa da seca do Rio Acre em Rio Branco.

Fotos/Bruna Lopes/A GAZETA
Fotos/Bruna Lopes/A GAZETA

 

Sair da versão mobile