Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Visando aprimorar o sistema prisional Iapen promove curso de monitoramento eletrônico

 O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realiza até quinta-feira, 29, uma qualificação para os agentes penitenciários que monitoram reeducandos. A capacitação é fruto de uma parceria com a Central de Monitoramento Eletrônico, ocorre no auditório da Faculdade Meta e possui uma carga horária de 40 horas-aula.

Atualmente são vigiados 500 reeducandos em cinco municípios, além de Rio Branco. O diretor da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Iapen, Marcelo Lopez, destacou que o trabalho desenvolvido pela Central fez com que caísse o número de violações das tornozeleira eletrônicas”, confirmou.

Segundo o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, a capacitação é mais um investimento para o sistema prisional que o governo do Estado e a diretoria do órgão buscam para aprimorar os serviços no sistema prisional.

“Recentemente contratamos mais de 130 profissionais para atuarem nos presídios, além de equipar as unidades com portais que detectam metais. Melhoramos, também, a estrutura física de algumas unidades prisionais. Essa qualificação está na política adotada pela gestão em valorizar o profissional”, destacou Hessel.

No início do mês, o governador Tião Viana, durante reunião com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, assegurou a liberação de novos recursos federais da área de segurança que serão utilizados, principalmente no fortalecimento do apoio de saúde do sistema prisional do Acre e no centro de monitoramento, com a aquisição de novas tornozeleiras eletrônicas.

Tião Viana e Alexandre Moraes aproveitaram a oportunidade para realizar um entendimento sobre a construção de novos presídios no Acre, em mais uma parceria entre governo estadual e federal. (Com informações Agência Acre)

 

Sair da versão mobile