X

Após reeleição, Marcus Alexandre destaca que segundo mandato também será de muito trabalho

“Agora começa uma nova fase em que vamos honrar os votos e conquistar aqueles que não votaram. Porque um prefeito governa para todos”. A frase é do prefeito reeleito Marcus Alexandre (PT) tão logo obteve a confirmação de sua vitória nas eleições municipais de 2016. Ele ressalta que honrará os votos recebidos.

Com 100% das urnas apuradas, Alexandre teve 104.311 votos, o que corresponde a 54,87% dos votos válidos para a disputa.

“Com humildade recebi o resultado, com alegria, mas também com muita responsabilidade, porque a população está mais uma vez dando um voto de confiança ao nosso trabalho. A maneira de retribuir é cuidando da nossa cidade. Já disse para a equipe que não haverá descanso, porque não há tempo a perder”.

Para o segundo mandato, Marcus Alexandre garante mais trabalho. “A prioridade sempre foi cuidar da cidade, enfrentar os desafios. Vamos cometer menos erros e trabalhar mais”, afirmou durante entrevista coletiva após o término da apuração das urnas.

O prefeito destacou a importância de concluir obras já iniciadas. “Primeiro, temos que terminar tudo o que começamos: creches para alcançarmos as cinco mil vagas, obras de duplicação. Temos bairros que precisamos concluir a infraestrutura, como o Vitória, da Pista e da Glória. Nosso planejamento é baseado na conclusão e nos novos desafios que nos propusemos no período de campanha deste ano”, disse.

Quanto ao ritmo de trabalho para os próximos quatro anos, ele garante que será o mesmo do primeiro mandato. “O ritmo de trabalho deve continuar o mesmo. Não tem porque mudar. A população confiou o voto em mim exatamente por ter jeito de está sempre perto, dialogando, procurando saber quais são as necessidades, enfim, sempre buscando ouvir a população. Neste segundo mandato não será diferente”.

Educação

A área de educação será uma das prioridades da nova gestão de Marcus Alexandre. “Sempre coloco que a principal ação de uma gestão é a educação. Então, vamos continuar com essa prioridade. Tivemos nesse período a criação de 4.100 vagas para crianças até cinco anos, implantando oito novas creches. Temos mais cinco unidades em fase final de construção. Vamos atingir a meta das cinco mil vagas e buscar fortalecer cada vez mais a educação”.

Crise econômica

Mesmo em um período de crise econômica em todo o país, Marcus afirma que trabalhará para cumprir o projeto apresentado a população ao longo da campanha eleitoral. “O que me motiva é terminar meu trabalho. Nós enfrentamos crise política, alagação, mas quando temos a responsabilidade de dar uma resposta à sociedade, esses problemas não se tornam empecilho. Vou continuar meu trabalho da melhor maneira possível. Se a crise econômica apertar mais um pouco, faremos um reajuste. Uma coisa é certa: ela não vai parar nosso projeto”.

Campanha

Ao longo de todo o período eleitoral, o petista destacou que sua campanha teria o mesmo tom da anterior, com humildade e pé no chão. “Realizamos mais essa jornada, com humildade, pé no chão. Foi um período em que pudemos mostrar as pessoas onde a gente avançou e prestando contas de nosso trabalho. Claro que temos muito ainda em que avançar. Se a população entender que devo continuar a frente da prefeitura de Rio Branco, continuarei trabalhando para ver nossa cidade crescendo”.

Plano de governo

O plano de governo do atual prefeito, apresentado a sociedade no dia em que registrou sua campanha junto ao TRE/AC, foi elaborado com a participação de cerca de cinco mil pessoas, através de oito seminários temáticos e 62 oficinas, bem como a participação dos partidos que compõem a coligação da Frente Popular.

Os principais pontos do projeto dizem respeito à Infraestrutura e Mobilidade Urbana, com ações nas áreas de Transporte Público, Vias Urbanas, Trânsito, Acessibilidade, Urbanização de Bairros e Obras Públicas; Gestão Transparente e Participativa, com ações nas áreas de Diálogo e Participação Social, Transparência e Controle, Gestão Pública e Políticas para o Servidor. Cidade Sustentável, com ações nas áreas de Gestão Urbana, Regularização Fundiária, Prevenção e Controle de Enchentes, Meio Ambiente e, Conservação e Limpeza Urbana; entre outros pontos.

Em Brasília

Após a reeleição em primeiro turno, o prefeito Marcus Alexandre viajou a Brasília, onde cumpriu extensa agenda em instituições e ministérios em busca de recursos para Rio Branco. A primeira reunião foi no Senado Federal, com o senador Jorge Viana e o deputado Raimundo Angelim, onde foram discutidas prioridades de emendas para a capital.

Em seguida, o prefeito reuniu-se com deputados e senadores do Acre, para definir, junto com a bancada federal, as emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) para o próximo ano. As liberações das emendas que somam quase R$ 5 milhões servirão para dar continuidade às obras iniciadas pela administração de Marcus Alexandre.

O prefeito participou ainda de reunião no Ministério da Agricultura e Ministério da Defesa. Durante audiência com o brigadeiro Roberto Dantas, chefe do Programa Calha Norte do Ministério da Defesa, o prefeito recebeu autorização para licitar projetos importantes para Rio Branco, entre eles a reforma do Mercado da Estação, emenda do ex-senador Aníbal Diniz, a primeira etapa de reforma do Mercado Elias Mansour, cujo recurso é de emenda do deputado Angelim, e ainda a praça do bairro Bahia Nova, emenda do senador Jorge Viana.

“Estamos muito felizes de poder dar essa boa notícia para os moradores da nossa cidade. Esses são espaços importantes que agora serão revitalizados e construídos, fruto de parceria, uma prefeitura adimplente e bons projetos”, disse Marcus Alexandre.

 

 

A Gazeta do Acre: