Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Associação dos Diabéticos do Acre realiza programação em novembro

 Em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Na edição brasileira, a data será lembrada durante uma semana. Em Rio Branco, com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da diabetes, a Associação dos Diabéticos do Acre (Adac) realiza entre os dias 7 a 14 de novembro, uma série de atividades em alusão a data.

Durante a programação, serão realizados atendimentos, aferição de glicose, aferição de pressão arterial, palestras, caminhadas. De acordo com a presidente da Adac, Edna Oliveira, ainda este mês a associação promove cursos voltados para os sindicalizados e população em geral.

“Os interessados podem nos procurar no Centro da Juventude da Estação Experimental. Essa é uma iniciativa que oferece aos participantes uma fonte de renda”, destacou a presidente.

Como parte da programação da semana, a Adac também vai pedir ajuda aos deputados estaduais e vereadores sobre a necessidade de criação de projetos de leis que possam beneficiar os pacientes com a doença.

“Queremos garantir medicamentos, qualidade de vida e atendimento especializado”, esclareceu Edna Oliveira.

Além disso, a associação tem o objetivo de divulgar os meios de prevenção para evitar o desenvolvimento da diabetes.

“Adotar uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico de forma regular, controlar periodicamente os níveis de glicemia no sangue”, destacou Edna.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são: Obesidade, ingestão de açúcar e gordura em excesso, sedentarismo, história familiar e herança genética, idade, stress e alcoolismo.

Mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil, revela um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em abril deste ano. No Brasil, a prevalência da diabetes é de 8,1%, ligeiramente abaixo da média mundial, e é maior nas mulheres (8,8%) do que nos homens (7,4%).

2-associacao-dos-diabeticos

 

Sair da versão mobile