X

Audiência que pede cassação e inelegibilidade de Vagner Sales e Ilderlei acontece em novembro

 A juíza eleitoral Adamarcia Machado confirmou para o dia 7 de novembro a audiência de instrução que irá julgar Ação de Investigação Judicial Eleitoral protocolada pelo MPE contra o candidato eleito Ilderlei Cordeiro (PMDB) e seu vice, Zequinha Lima (PP); o prefeito Vagner Sales (PMDB); o chefe de gabinete, Mário Neto; o presidente afastado do PSDB, Edson de Paula; e o vereador reeleito Romário Tavares.

A Aije postula que houve abuso de poder político e econômico por parte dos acusados, em desfavor o candidato do PSDB, Henrique Afonso, que teve candidatos a vereador cooptados pelo PMDB, o que teria favorecido o candidato Ilderlei Cordeiro.

A ação apresentada na Justiça Eleitoral tem como base um flagrante da Polícia Federal quando foram presos o ex-chefe de gabinete da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Mário Neto, e o ex-presidente municipal do PSDB, Edson de Paula, detidos no momento em que, segundo a investigação, tentavam repassar cinco mil reais para um candidato a vereador do PSDB, para que ele desistisse de sua candidatura e passasse a apoiar a coligação ‘Juntos Por Cruzeiro’ neste pleito eleitoral.

Tem-se como prova contra os réus um áudio, gravado através do celular de vereador Clebisson Freire, bem como as gravações das câmeras de segurança do Banco do Brasil e Lab Sul, que comprovam a conversa entre o presidente afastado do PSDB e o parlamentar.

Embora a defesa alegue a ilicitude da gravação, o promotor de justiça eleitoral Leonardo Honorato destaca o contrário. Ao citar a decisão proferida pelo STF em que aceita a admissibilidade da mesma como prova, já que não se trata de interceptação telefônica, o promotor reafirma a licitude da gravação ambiente.

A audiência poderá resultar na cassação e inelegibilidade dos envolvidos, além de outras sanções como multa e prisão.

A Gazeta do Acre: