Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comissão de Saúde da Aleac pede que cirurgias de histerectomia sejam realizadas também no interior

 O presidente da Comissão de Saúde da Aleac, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), destacou a reunião com a direção do Hospital das Clínicas do Acre. O encontro ocorreu na manhã de quinta-feira, 20, e teve como objetivo tratar sobre a não realização de cirurgias de histerectomia pela unidade hospitalar.

Ele frisa que é preciso buscar medidas a fim de ‘desafogar’ as atividades no hospital. “Este ano o HC realizou 230 intervenções dessa natureza. Tenho certeza que se esse procedimento fosse realizado em outras unidades, a demanda naquela unidade ficaria mais leve e a atenção partiria para outros procedimentos cirúrgicos”, disse, ao confirmar que pouco mais de 170 mulheres aguardam a realização do procedimento.

“A superintendente do Hospital das Clínicas, Juliana Quintero, durante a nossa conversa ressaltou que esse procedimento poderia ser realizado no interior do Estado. Se pode, porque não fazê-lo? Dessas 173 mulheres que aguardam a cirurgia, quantas moram no interior? Precisamos ter estratégias mais inteligentes para reverter essa situação”, disse o deputado.

Raimundinho confirmou que uma reunião será realizada com o Governo do Estado, secretário de Estado de Saúde, Gemil Júnior e chefe da Casa Civil, Márcia Regina, para viabilizarem o assunto.

“Temos que buscar uma saída para esse problema. Tenham-nos como parceiros. Sempre queremos o melhor para o paciente. Haverá um momento que teremos posicionamentos que não irá agradar a todos, mas o nosso objetivo é melhorar o atendimento dispensado pelo SUS. Disso não abriremos mão”.

 

 

Sair da versão mobile