Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comissão de Saúde da Aleac pede que cirurgias de histerectomia sejam realizadas também no interior

Comissão de Saúde da Aleac pede que cirurgias de histerectomia sejam realizadas também no interior

 O presidente da Comissão de Saúde da Aleac, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), destacou a reunião com a direção do Hospital das Clínicas do Acre. O encontro ocorreu na manhã de quinta-feira, 20, e teve como objetivo tratar sobre a não realização de cirurgias de histerectomia pela unidade hospitalar.

Ele frisa que é preciso buscar medidas a fim de ‘desafogar’ as atividades no hospital. “Este ano o HC realizou 230 intervenções dessa natureza. Tenho certeza que se esse procedimento fosse realizado em outras unidades, a demanda naquela unidade ficaria mais leve e a atenção partiria para outros procedimentos cirúrgicos”, disse, ao confirmar que pouco mais de 170 mulheres aguardam a realização do procedimento.

“A superintendente do Hospital das Clínicas, Juliana Quintero, durante a nossa conversa ressaltou que esse procedimento poderia ser realizado no interior do Estado. Se pode, porque não fazê-lo? Dessas 173 mulheres que aguardam a cirurgia, quantas moram no interior? Precisamos ter estratégias mais inteligentes para reverter essa situação”, disse o deputado.

Raimundinho confirmou que uma reunião será realizada com o Governo do Estado, secretário de Estado de Saúde, Gemil Júnior e chefe da Casa Civil, Márcia Regina, para viabilizarem o assunto.

“Temos que buscar uma saída para esse problema. Tenham-nos como parceiros. Sempre queremos o melhor para o paciente. Haverá um momento que teremos posicionamentos que não irá agradar a todos, mas o nosso objetivo é melhorar o atendimento dispensado pelo SUS. Disso não abriremos mão”.

 

 

Sair da versão mobile