Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

FAB usa dois helicópteros para trazer equipamentos e pessoal do interior do Estado, após eleição

 Para garantir o transporte de mesários e urnas eletrônicas para seções eleitorais de difícil acesso no interior do Acre, dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) levaram mesários e equipamentos para Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Taumaturgo, que são os municípios que abrigam seções eleitorais com maior dificuldade de acesso.

Após o pleito, os oito militares designados para a missão têm até uma semana para trazer de volta o material humano e logístico utilizado nas eleições 2016, de acordo com o Tribunal Eleitoral do Acre (TRE-AC).

O apoio da FAB é fundamental para garantir o direito ao voto das pessoas que moram no interior e que nesta época do ano, período que compreende o verão amazônico, os rios acreanos estão abaixo da cota ideal para navegação, o que reforça a necessidade do transporte aéreo de urnas.

Para essa missão, a FAB disponibilizou aeronaves UH60 Black Hawk. Ainda de acordo com o TRE-AC, os helicópteros da FAB levaram uma semana para entregar todas as urnas e mesários nos 42 lugares distantes.

O órgão informou também que, dos 7,2 mil mesários convocados para o pleito, ao menos 400 foram enviados para as zonas instaladas em locais de difícil acesso.
Fiscal eleitoral foi presa em Marechal Thaumaturgo

Uma fiscal eleitoral da coligação ‘Trabalho e Honestidade’, que não teve o nome divulgado, foi presa em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre, por desordem em uma seção eleitoral durante as Eleições 2016.

A Polícia Civil informou que a fiscal ainda tentou morder o braço de um policial federal e resistiu à prisão. A mulher foi encaminhada para a delegacia para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O delegado Elton Tonini afirmou que a fiscal deve ser liberada apenas no final da apuração das eleições.

“Estava fazendo desordem na seção, usando o telefone e foi advertida por uma servidora da Justiça. Ela desacatou a servidora e a acionaram a polícia. Também resistiu à prisão, tentou morder os policiais”, explicou.

Ainda de acordo informações de testemunhas, a fiscal, que estaria totalmente desequilibrada, agrediu verbalmente mesários e auxiliares da seção eleitoral onde vota. Embora tenha ocorrido esse incidente, as eleições transcorrem de forma tranquila no município.

Na cidade, dois candidatos disputaram a eleição. Aldemir Lopes (PT) era candidato à reeleição e o seu adversário era Isaac Piyako, pelo PMDB. Piyako venceu o pleito.

 

 

Sair da versão mobile