Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Há um mês do Enem 2016, candidatos reforçam maratona de estudos

 Faltando exato um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2016, os candidatos reforçam a maratona de estudos. Com a nota obtida no exame, é possível acessar a universidades públicas e particulares por todo o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram contabilizadas a inscrição de 64.947 mil candidatos acreanos.

As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. De acordo com a estudante, Marcela Lima, o ritmo de estudo tem sido intenso e com a proximidade das provas, a ansiedade também aumenta. “Será a segunda vez que farei o Enem e sei que o nervosismo também atrapalha bastante. Estou me dedicando. Mas, é um exame que exige muito. Então além da preparação na escola, no período da manhã, estudo outras seis horas em casa”, detalhou a estudante que quer entrar na Universidade Federal do Acre e cursar Engenharia Elétrica.

O candidato Ricardo Junior explica que com além dos livros, as vídeos-aulas na internet tem sido de grande valor em boa parte das disciplinas. Nessa hora é necessário esquecer mesmo as redes socais e utilizar o lado útil da rede. Tenho lido notícias para adquirir informações necessárias para redigir o texto dissertativo-argumentativo que é exigido na prova”, explicou.

No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h, horário de Brasília. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

A professora Rosa Maria Pereira leciona Língua Portuguesa e desde o início do ano vem apresentando aos alunos questões específicas do Enem. “Trabalhamos as cinco competências e as habilidades que serão exigidas na resolução das questões. Também enfatizamos a ortografia, a leitura, a escrita e a produção de textos com alguns temas que poderão ser abordados na redação”, explicou.

Em 2015 foram 8,4 milhões de inscritos, dos quais 7,7 milhões confirmaram as inscrições (com o pagamento do boleto ou obtenção da isenção da taxa). Ao todo este ano, o Enem teve 9,2 milhões de inscritos nesta edição. Na história do exame, de acordo com o Inep, o número é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram.

 

Sair da versão mobile