X

Há um mês do Enem 2016, candidatos reforçam maratona de estudos

 Faltando exato um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2016, os candidatos reforçam a maratona de estudos. Com a nota obtida no exame, é possível acessar a universidades públicas e particulares por todo o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram contabilizadas a inscrição de 64.947 mil candidatos acreanos.

As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. De acordo com a estudante, Marcela Lima, o ritmo de estudo tem sido intenso e com a proximidade das provas, a ansiedade também aumenta. “Será a segunda vez que farei o Enem e sei que o nervosismo também atrapalha bastante. Estou me dedicando. Mas, é um exame que exige muito. Então além da preparação na escola, no período da manhã, estudo outras seis horas em casa”, detalhou a estudante que quer entrar na Universidade Federal do Acre e cursar Engenharia Elétrica.

O candidato Ricardo Junior explica que com além dos livros, as vídeos-aulas na internet tem sido de grande valor em boa parte das disciplinas. Nessa hora é necessário esquecer mesmo as redes socais e utilizar o lado útil da rede. Tenho lido notícias para adquirir informações necessárias para redigir o texto dissertativo-argumentativo que é exigido na prova”, explicou.

No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h, horário de Brasília. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

A professora Rosa Maria Pereira leciona Língua Portuguesa e desde o início do ano vem apresentando aos alunos questões específicas do Enem. “Trabalhamos as cinco competências e as habilidades que serão exigidas na resolução das questões. Também enfatizamos a ortografia, a leitura, a escrita e a produção de textos com alguns temas que poderão ser abordados na redação”, explicou.

Em 2015 foram 8,4 milhões de inscritos, dos quais 7,7 milhões confirmaram as inscrições (com o pagamento do boleto ou obtenção da isenção da taxa). Ao todo este ano, o Enem teve 9,2 milhões de inscritos nesta edição. Na história do exame, de acordo com o Inep, o número é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram.

 

A Gazeta do Acre: