Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Horário de verão começa dia 16 de outubro; Acre terá 3h de diferença em à Brasília

 Com a chegada do horário de verão, o Acre passará a ficar com uma diferença de três horas em relação ao horário de Brasília (DF). A medida, que busca economizar energia, começa à 0h do dia 16 de outubro e permanece em vigor até o dia 19 de fevereiro de 2017 em todo o país.

Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país devem adiantar os relógios em uma hora a partir da data estipulada. Embora o estado acreano não faça parte deste grupo, a mudança afeta o funcionamento de alguns serviços como bancos e voos domésticos.

Os aeroportos do estado devem continuar funcionando normalmente. Porém, os passageiros devem ficar atentos aos horários dos voos, que seguem o horário de Brasília. Nas casas lotéricas o sistema, que acompanha o dos bancos, deve encerrar às 16h. Atenção: com a diferença de três horas, os concurseiros devem ficar atentos aos horários de provas com abrangência nacional.

Sobre o horário de verão

Esta será a 41ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica. A medida afeta principalmente o consumo de energia no horário de pico, entre 18h e 21h. Na temporada passada, entre o fim de 2015 e o início de 2016, a adoção do horário de verão reduziu a demanda por eletricidade em 4,5% do consumo médio nas regiões que adotam o horário.

 

Sair da versão mobile