X

Jovens lideram as iniciativas de sucesso em Rio Branco

 O sucesso de uma geração de empreendedores acreanos jovens e dinâmicos mostra que mesmo vivenciando uma crise econômica é possível trabalhar, gerar empregos e expandir o negócio. Essa vocação empreendedora dos jovens está em pleno crescimento no Brasil e no mundo.  Mas, nem tudo é só capacidade, predisposição ou intuição.

De acordo com o jovem proprietário da rede de restaurantes Deck, Paulo Henrique Felício, explica nunca pensou em criar uma rede e que é apaixonado pela gastronomia. E que o início foi bem difícil.

“Mas, sempre tive ligado a esse mundo. Minha família é do ramo da gastronomia. As coisas acontecem no momento certo. Esbarrava nas dificuldades e uma delas foi a financeira. Comecei a idealizar aos 25 anos, levou um ano para tirar a ideia do papel e colocar em prática. A ideia era ser algo pequeno e enxuto. Atualmente, o Deck sushi está três vezes maior do que quando começamos”, detalhou Paulo.

A matéria prima para os pratos servidos, chega ao Acre por avião, no mínimo duas vezes por semana, informa o proprietário. “Eu não sirvo uma comida que eu não comeria. Por isso, prezamos muito a qualidade dos produtos. Por exemplo, nosso salmão chega de avião no mínimo duas vezes por semana. Ofereço aqui o mesmo produto que é possível encontrar em São Paulo, por exemplo”.

O primeiro Deck foi inaugurado em março de 2014. Atualmente, a rede é composta pelo Deck Prime, Deck Churrasquinho e nos próximos dias será inaugurado o Deck Bib´s e Gelato Artigianale. São 75 colaboradores diretos.

Para manter a diversificação e qualidade dos produtos oferecidos na rede, Paulo diz que conta com o investimento é pesado em consultorias, cursos e capacitações para os colaboradores. “Os clientes notam essa qualidade. Por isso, meu sushi é mais caro, o hambúrguer é mais caro, assim como o espetinho. É outro nível e os clientes percebem isso”, destacou.

Ao abrir o negócio diante de uma crise local associada a um momento econômico instável em todo país, de acordo com Paulo o ramo da gastronomia não tem sofrido com relação ao movimento. “O cara por mais endividado que esteja ele não abre mão de um momento de lazer, por mais que seja apenas uma vez ao mês. Em Rio Branco não existem opções, tipo uma praia, por exemplo, ou você vai a uma restaurante ou a um bar”, falou.

A crise econômica surge na aquisição de produtos, segundo Paulo. “A variação de preço é enorme se comparáramos 2014 a 2016”, comentou.

Questionado sobre sucesso, Paulo é cauteloso ao falar sobre sucesso. “Sucesso para mim é passar 10 anos ou mais trabalhando com o mesmo entusiasmo. Hoje eu avalio é que estamos no caminho certo. No ramo da gastronomia três fatores são fatores fundamentais, são eles: Qualidade nos produtos, gostar do que faz e diversificação de tudo que oferecido” elencou.

“Tenho muito orgulho de tudo. De como cresceu e do caminho que estamos trilhando”, confirmou Paulo.

Paulo Felício

 

 

 

 

 

 

 

Do incômodo ao point dos homens em Rio Branco – Dom Bigode

Esse sucesso todo é fruto da determinação, criatividade e inovações trazidas para incrementar ainda mais o já competitivo mercado acreano. Mas, as boas ideias podem surgir até mesmo de um incômodo coletivo. Foi assim que nasceu a barbearia Dom Bigode, point dos homens em Rio Branco.

De acordo com um dos proprietários, Lucas Costa, os salões de beleza não são receptivos aos homens. “O cheiro de acetona e muita fofoca incomodavam os homens. Aí tivemos a ideia de trazer um ambiente masculino para atender esse público. Somente os homens são atendidos no local. Além de ter um bar com várias cervejas importadas e um espaço cultural para realização de eventos”, explicou Lucas que tem como sócio o publicitário Rodrigo Pires.

Prestes a completar um ano de existência, dia 15 de novembro, a Dom Bigode se mantém líder no quesito sofisticação, é composta por cadeiras, espelhos, quadros e até os pequenos detalhes como pinceis de barbear e canecas de espuma, são réplicas de autênticas peças disponíveis somente em museus.

Além disso, o espaço possui uma equipe preparada que conseguiu agregar eficiência a qualidade, tornando-se assim referência na capital. A Dom Bigode possui aproximadamente 2.500 clientes fidelizados e realiza mais de setenta atendimentos diários.

O desafio agora, segundo Lucas é expandir a marca para interior do Acre e até para o Rondônia. Por serem jovens empreendedores, Lucas lembra das dificuldades de montar o negócio. “Sofremos muita resistência. Fomos chamados de loucos. Que nosso investimento foi muito alto. Por ser se tratar de um segmento que precisaria da mudança da cultura do estado”.

A atuação da barbearia em tempos de crise, na avaliação de Lucas é positiva. “Se conseguimos bons resultados em tempos de crise, imagine quando ela passar? Encaramos a crise como um momento para trabalhar mais ainda. Oferecendo o que há de melhor e buscando sempre os melhores serviços através de capacitações para os colaboradores”.

Lucas Costa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dom Bigode lançou o primeiro Barber Truck da Região Norte em evento de motociclismo

O primeiro ‘Barber Truck’ da Região Norte foi montado e apresentado na 3ª edição do Amazônia Motorcycles – evento que reúne vários segmentos de duas e quatro rodas, agregado a exposições comerciais, shows e entretenimento.

O Barber Truck levou serviços clássicos de barba, cabelo e bigode, mas com um diferencial, funciona como uma barbearia itinerante, e pode ser levada para eventos, festivais e até mesmo para outras cidades.

“Toda a estrutura oferecida no espaço físico da Dom Bigode estava no caminhão, como a decoração retrô, cervejas e atendimento sofisticado à moda antiga com auxílio de toalha quente, cremes especiais e navalha, a famosa borboterapia.

“O Barber Truck é fruto da parceria com a Kia Motors e temos a pretensão de fazer ele rodar pelos munícipios do Estado”, comentou o Lucas Costa.

Após dois anos no mercado acreano Freguesia vai virar marca, aponta Thiago Profeta

Thiago Profeta

Criado para oferecer entretenimento para o acreano, o Freguesia Hamburgueria, é fruto de uma sociedade dos jovens Thiago Profeta e Mariana Casagrande. Existente desde o ano passado no mercado acreano e mais recentemente, o novo desafio da dupla foi inaugurado o Freguesia Steakhouse, especializado em drink´s e carnes.

O ramo da gastronômico sempre teve bastante presente na vida de Thiago. “Fazia muito tempo que queria abrir um restaurante. E apesar das dificuldades no início nunca quis desistir. ME propus a sempre s trazer novidade. Sou acreano, mas morei muito tempo em Curitiba. O mercado acreano ainda é carente de algumas iniciativas. Em termo de hamburgueria fomos pioneiros”, destacou.

Apesar do sucesso do primeiro empreendimento, Thiago percebeu que faltava um espaço que pudesse oferecer uma experiência de noite para o cliente. “Já que bar por bar existem vários de qualidade. Foi aí que surgiu a ideia que já está em prática, o Freguesia Steakhouse”, apontou.

Formado em gastronomia, Thiago Profeta, sabe dos desafios de se trabalhar nessa área. “Tem que ter visão. Trabalhar com comida precisa de uma atenção especial. Não é um comercio fácil. Na culinária você tem que se reinventar todo dia. Oferecendo produtos de qualidade e aliando isso a um excelente atendimento”, explicou.

Ao trazer inovações para o mercado local, o empresário esbarra em barreiras culturais. “Por exemplo, carne vermelha é carne crua para o acreano. Mas, estamos no processo de educação do acreano de mostrar que não é sangue é suco da carne. Mudar isso, levam tempo. Assim, como explicar para as pessoas que hambúrguer não é x-salada. Hambúrguer tem o diferencial de molhos, jeito que é montado e foge do padrão”, detalhou.

O bem-estar do cliente está em primeiro no Freguesia, afirmou Thiago. “Pensamos no delivery. O cliente não pode ser atendimento diferente. O alimento é um presente para o corpo. Por isso, pensamos numa embalagem bacana. O cliente não pode ser visto como cifrão. O cliente deve ser enxergado como parceiro por ele te dar a honra de ir no teu estabelecimento. O dinheiro é consequência do serviço oferecido”, ressaltou.

No próximo dia 15 de novembro deve ser inaugurado a terceira casa de rede. Será mais uma hamburgueria instalada no Via Verde Shopping. Além dessa novidade, o Freguesia vai virar marca.

Para quem tem receio de empreender, Thiago dá uma dica. “Me dê os motivos para não colocar em prática sua ideia? Hoje é mais fácil empreender pelo universo de informação e instituições aptas a ajudar nesse sentido. Em contrapartida é necessário trabalhar bastante”, concluiu.

 

 

 

A Gazeta do Acre: