X

Por PCCR, servidores do Tribunal de Justiça do Acre iniciam greve

 Buscando a regulamentação de alguns pontos existentes no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), os servidores do Tribunal de Justiça do Acre deflagraram greve nesta segunda-feira, 10. Com isso, mais de 1,2 mil funcionários no Estado, incluindo categorias como agentes de segurança, motoristas, oficiais de Justiça, técnicos administrativos e analistas estão de braços cruzados.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinspjac), não há paralisação no órgão há pelo menos três anos. Além disso, acrescenta que a interrupção do serviço não inclui juízes e desembargadores. A paralisação acontece em Rio Branco e mais 17 comarcas do interior. Mais de 15 mandados de condução coercitiva deixaram de ser cumpridos nesta segunda, já que os oficiais de justiça aderiram ao movimento.

O presidente do Sinspjac, Leuson Rangel Araújo, explica que a categoria aguarda há três anos para que determinados tópicos do PCCR sejam regulamentados e aplicados, como folga em dobro, gratificação por atuar como conciliador ou por ministrar cursos em programas de capacitação. “Desde 2013, muitas coisas foram pactuadas e até hoje nada foi regulamentado. Sempre prevaleceu o diálogo, a presidência tem nos recebido, mas não ocorreu uma resposta concreta ao pedido da categoria. A greve continua por tempo indeterminado até que aconteça uma contraproposta aprovada pela categoria”, diz.

Além disso, de acordo com o Sinspjac, a categoria pede majoração do benefício de auxílio saúde em R$ 600,00 e ainda aumento no valor de diárias de deslocamento de servidores, tendo em vista que o valor atual não seria suficiente para o custeio de despesas.

 

A Gazeta do Acre: