Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito de Quinari exonera 66 comissionados para garantir o pagamento dos efetivos

 O Diário Oficial do Estado na edição da última sexta-feira, 9, confirmou a demissão de 66 cargos comissionados na Prefeitura de Senador Guiomard. Os cortes incluem funcionários que atuavam nas secretarias de Obras, Planejamento, Esportes, Finanças, Agricultura, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Licitação e Contratos e Meio Ambiente.

As demissões são fruto da crise econômica que atinge o país. O prefeito do município, James Gomes, afirma que os cortes foram necessários devido à redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ele alega que a administração ainda não conseguiu fechar a folha de pagamento de setembro.

“Não apenas Senador Guiomard, mas todos os municípios estão sofrendo com as reduções. Setembro foi o pior mês, tanto que até hoje nem os cargos comissionados nem os secretários ou o prefeito receberam. Estamos até com aluguéis de carros atrasados. Isso é uma medida administrativa, mas não tivemos opções após a redução drástica nos repasses”, detalhou James.

Com as exonerações, ele busca garantir o pagamento dos funcionários efetivos. Além disso, o prefeito tem outro objetivo, que é entregar a prefeitura para a nova administração com as contas em dia e fechar 2016 dentro das exigências orçamentárias da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para isso, o prefeito também mandou recolher máquinas usadas na zona rural e cancelou os contratos de carros alugados.

“O que queremos é entregar a máquina pública para o próximo prefeito sem maiores problemas, sem contas e, principalmente, contas correntes líquidas. Estou no segundo mandato e não poderia, de maneira nenhuma, entregar o município com débitos. Vamos continuar cortando gastos onde for necessário para enxugar a máquina pública para tentar fechar o ano no azul”, finalizou o prefeito. (Com informações G1/AC)

 

Sair da versão mobile