Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Previsão do tempo para este domingo de eleição é de chuva

 As condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com alta probabilidade de ventanias e descargas elétricas, na maior parte do Acre neste domingo, 2, dia das eleições.

Uma intensa massa de ar úmido, originária do Atlântico, e o calor da região deu suporte para a formação de tempo severo já a partir desde a última sexta-feira, 30.

O pesquisador meteorológico, Davi Friale, através do site O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de transtornos à população, como queda de galhos e árvores, destelhamento de edificações e rápida inundação de ruas de pontos vulneráveis, além do perigo dos raios.

Uma série de fatores atmosféricos estarão favorecendo a formação desse tempo severo, que poderá resultar em chuvas volumosas e prolongadas, principalmente, no sábado, no domingo e na segunda-feira.

Chuvas, com temporais, também, poderão ocorrer, nesses dias, mas com menor probabilidade, em áreas de Mato Grosso, de Goiás e do Distrito Federal.

Expectativa do clima para este mês no Acre

Em outubro, as chuvas dobram de volume, em relação ao mês anterior, na maior parte do Acre, do Amazonas e de Rondônia. Chove muito, acima de 200mm, apenas, no extremo oeste do Acre e no oeste do Amazonas. Nas demais áreas destes estados e em Rondônia, os valores médios variam entre 120mm, na região de Manaus, e 190mm, nas regiões de Porto Velho e Rio Branco.
Em outubro, começam a chegar do Atlântico poderosas massa de ar úmido que, em contato com o calor da região, podem provocar temporais, com fortes ventanias, raios, queda de granizo e chuvas volumosas, mas, geralmente, passageiras. Em muitas áreas, os ventos atingem velocidades superiores a 80km/h, causando transtornos à população e danos às edificações.

De acordo com Friale, considerando a situação atual da atmosfera, em toda a América do Sul e na Antártida, e, também, das águas dos oceanos Atlântico e Pacífico, este mês de outubro de 2016 será com tempo dentro da média climatológica no Acre e em Rondônia.

As chuvas, no entanto, deverão acumular valores acima da média para o mês, tendo em vista que serão frequentes as incursões de pulsos úmidos do Atlântico. É alta a probabilidade de ocorrência de temporais, com fortes ventanias, raios e chuvas volumosas, mas passageiras, podendo causar sérios transtornos à população de pontos vulneráveis.

Neste mês, ocorrerão algumas frentes frias de intensidade fraca que contribuirão para provocar chuvas volumosas no Acre, no norte e oeste de Rondônia e no sul e oeste do Amazonas.
Logo nos primeiros dias deste mês, deverão ocorrer chuvas generalizadas no Acre e em Rondônia.

Sair da versão mobile