X

Senador Jorge Viana lamenta efeitos do horário de verão no Acre

Para o senador, a candidata Eliane Sinhasique (PMDB) exagera nas promessas

 O senador Jorge Viana (PT-AC), em entrevista a Rádio Senado, lamentou os impactos que poderão ocorrer na economia do estado em decorrência do início do horário de verão, ocorre no próximo domingo, 16. Ele reconhece a utilidade da medida, mas destaca que ela afeta o funcionamento das atividades negociais e empresariais do governo e prefeituras.

“O horário de verão é uma política de tentar racionalizar o uso de energia e economizar dinheiro, por isso ela é muito bem vindo por esse lado. Porém, quando entra o horário de verão, para nós é um problema, pois, quando essa diferença de três horas atinge o funcionamento dos negócios, bem como as atividades negociais e empresariais do próprio governo e prefeituras é complicado”, disse.

Ele lamentou ainda que a população do Acre tenha rejeitado à medida que visava implantar uma diferença de apenas uma hora em relação ao resto do país. “Esse é um tema que já deu muita disputa no Acre. Eu, particularmente, acho que agora não tem muito que fazer. No horário de verão teremos que viver às três horas de diferença com dificuldade”, disse.

O horário de verão se prolonga até o dia 19 de fevereiro e tem como objetivo a economia de 4,5% de energia elétrica no horário de pico, entre as 17h e às 20h, em alguns estados do país. Isso representa um alívio nos reservatórios das hidroelétricas e uma economia na geração das termoelétricas, estimadas em R$ 147 milhões.

Na prática, reduz apenas 0,5% do consumo final do período, mas evita a ocorrência de sobre cargas que possam ocasionar apagões, assim como diminui a necessidade de acionar por mais tempo as termoelétricas.

 

 

A Gazeta do Acre: