Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre é o quarto estado mais seguro do país, diz pesquisa

 De acordo com o estudo da consultoria Macroplan, o Acre é o quarto estado com melhor índice de segurança do país. São Paulo (SP), Amazonas (AM) e Rio Grande do Sul (RS) são considerados, pela consultoria, os três estados mais seguros do Brasil respectivamente.

A consultoria analisou informações da taxa de homicídios e a taxa de óbitos por acidentes de trânsito das 26 unidades federativas e o Distrito Federal em 2014. Quanto mais perto de 1 for o índice do local, melhor é o seu desempenho. O estado acreano alcançou um índice um pouco maior que 0,70.

Em relação a taxa de mortes por acidentes de trânsito, o Acre ocupa o quinto lugar no ranking dos estados com menor número de óbitos no trânsito do Brasil. Em sua página de Facebook, o governador Tião Viana comentou o resultado do estudo e escreveu: “O Acre segue firme, mesmo com a omissão federal”.

Em São Paulo, considerado o estado mais seguro do país pela consultoria, cerca de 13 pessoas são assassinadas por ano a cada grupo de 100 mil habitantes – o número é duas vezes menor do que a média nacional, de 29 mortes a cada cem mil.

Mato Grosso recebeu o título do local mais perigoso do país. A taxa de homicídio do estado está entre as dez piores do país: 42 mortes a cada 100 mil habitantes. No geral, grande parte dos estados deixou a desejar. No período de (2004-2014), 19 das 27 unidades da federação reduziram a sua nota no estudo.

Segurança no trânsito – Ainda segundo o estudo, anualmente 22 brasileiros em cada grupo de 100 mil morrem em acidentes de trânsito. Contudo, o país da América do Sul com melhor desempenho é o Chile. Por lá, o número de mortes nas estradas é de 12 habitantes a cada 100 mil.

No Brasil, o estado que mais se aproxima da referência internacional é o Amazonas, onde a taxa é de 13 a cada grupo de 100 mil. Do outro lado, o Piauí é o lugar onde a morte no trânsito é mais frequente: 40 óbitos a cada 100 mil habitantes.

 

Sair da versão mobile