A Black Friday, prevista para acontecer nesta sexta-feira, 25, é uma ação de vendas anual que, no Brasil, mobiliza, principalmente, o comércio eletrônico e vem se consolidando a cada ano, inclusive, com adesão dos estabelecimentos comerciais físicos. Segundo estima o superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomercio/AC), Aurélio Cruz, a data deve ajudar a recuperar resultados negativos de vendas no Acre.
A perspectiva é que as vendas sejam satisfatórias, levando em consideração os descontos oferecidos. “A expectativa do empresariado é de um aquecimento nas suas vendas de varejo, e, consequentemente, de um maior faturamento, que poderá ajudar a recuperar os resultados negativos acumulados nos últimos meses”, afirma Cruz.
A Black Friday mobiliza o mercado e-commerce com a oferta de descontos e promoções diferenciadas, e, segundo Aurélio Cruz, também aponta para o início das compras de Natal. “É um momento de grande oportunidade para o consumidor comprar produtos com descontos especiais nas principais lojas acreanas e nacionais.”
Para o superintendente da Fecomercio/Ac, ainda é importante ressaltar que, no momento da compra em loja virtuais, o consumidor pode estar suscetível a fraudes e diz que, neste caso, é bom avaliar a possibilidade de compras in loco.
“Um fator que chamamos atenção dos consumidores são para as compras on-line (e-commerce), que estão suscetíveis às fraudes, como a maquiagem de preços, falsos descontos e sites fraudulentos. É mais seguro comprar em nossas lojas físicas”, sugere.