Várias centrais sindicais estão articulando uma paralisação geral durante 24 horas nesta sexta-feira, 11. O movimento grevista é contra a Proposta de Emenda à Constituição PEC 55 (antiga PEC 241) – que estabelece um teto para os gastos públicos. O ato deve acontecer a partir das 8h, no calçadão próximo ao Terminal Urbano.
Entre as centrais que aderiram ao movimento estão a Nova Central Sindical, Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol), servidores técnicos administrativos da Ufac, Sindicato dos Urbanitários do Acre, servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac), entre outros.
“É uma paralisação que tem basicamente o eixo de combater os efeitos da antiga PEC 241, contra a reforma da Previdência Social e contra a reforma trabalhista que está engatilhada para vir depois da aprovação da PEC 55”, explicou o presidente da Adufac, Sávio Maia.
Durante toda a sexta-feira, 11, os servidores irão fazer panfletagem e esclarecimentos sobre as mudanças que estão previstas para acontecer.
Além disso, líderes sindicais devem se reunir com parlamentares da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para discutir sobre o tema. A audiência pública está prevista para acontecer a partir das 8h, no auditório da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomercio).
Em todo o país, centrais sindicais organizam jornadas de luta contra a PEC 55 e outras propostas que ameaçam direitos como as reformas previdenciárias e trabalhistas.