Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comissão da Aleac pretende ouvir mães de bebês que morreram na Maternidade

 O deputado Heitor Junior (PDT), presidente da Comissão de Sindicância da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), instalada para apurar as mortes de bebês na Maternidade Bárbara Heliodora, no período de julho a agosto de 2016, voltou a destacar a reunião ocorrida com a Comissão de Óbitos da unidade hospitalar.

Ele confirmou que nesta semana iniciam a conversa com os familiares dos recém-nascidos que foram a óbito. “Esta é uma etapa muito importante e que não pode ser pulada”, disse ao comentar ainda sobre a análise dos prontuários recebidos na reunião ocorrida na semana passada.

“Durante a reunião com a Comissão de Óbitos da unidade hospitalar tivemos acesso aos prontuários. O próximo passo será analisar atentamente cada ficha e na em medida que os questionamentos forem surgindo, vamos anotar. Foi importante conversar com a equipe da Maternidade, como também será com as mães”.

Heitor frisou ainda que até o final do mês será elaborado o relatório. “Estamos trabalhando incansavelmente para dar o mais rápido possível uma resposta à população acreana. Estamos dialogando com a direção da Maternidade Bárbara Heliodora e assim que colhermos todas as informações necessárias para a conclusão do processo, o relatório será devidamente divulgado pela Comissão de Sindicância”, disse.

O deputado salientou a importância de melhor a atenção básica no que diz respeito ao pré-natal. “Não podemos simplesmente esquecer que o pré-natal é de extrema importância. O Ministério da Saúde recomenda sete consultas, porém, há mães que não fazem nem duas consultas durante toda a gestação. Isso é muito grave”, citou ao pedir também ações educativas nesse sentido.

“Concordo com a deputada Eliane Sinhasique quando ela diz que precisamos promover a educação de saúde a essas mães. Sem dúvidas, elas precisam saber dos riscos que uma gravidez precoce pode trazer, tanto para elas quanto para os bebês”, finalizou.

 

Sair da versão mobile