O vice-presidente da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), deputado estadual Chagas Romão (PMDB), os estaduais Antônio Pedro (DEM), Manoel Moraes (PSB) e Raimundinho da Saúde (PTN) tiveram, nesta terça-feira, 21, uma audiência, em Brasília, com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski. Em pauta, a denúncia de possíveis irregularidades praticadas por fiscais do ICMBio, na autuação de moradores da Reserva Chico Mendes.
Trabalhadores da Reserva Chico Mendes, dentre eles Gutierri Ferreira e Maria de Fátima (presentes à reunião),relataram abuso de autoridade por parte de alguns fiscais do ICMBio e a aplicação de um número excessivo de multas. Muitas destas multas, segundo seringueiros e extrativistas , seriam abusivas e fora realidade econômica dos moradores da região.
Força política – No encontro, os representantes da Unale no Acre contaram com a companhia e apoio dos senadores Sérgio Petecão (PSD), Gladson Cameli (PP),e os deputados federais Major Rocha(PSDB) e Moisés Diniz (PCdo B). O presidente do ICMBio disse que vai enviar à Reserva Chico Mendes uma comissão para averiguação in loco a fim de dar o melhor encaminhamento possível para o problema. O deputado Chagas Romão considerou a reunião “altamente proveitosa para a solução da questão”.