Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado cobra inquérito epidemiológico para acabar com polêmica de açaí contaminado

Deputado cobra inquérito epidemiológico para acabar com polêmica de açaí contaminado

 Preocupado com os possíveis prejuízos aos produtores de açaí do município de Feijó, devido à notícia de que o produto poderia estar infectando pessoas com a doença de Chagas, o deputado estadual Jenilson leite (PCdoB) voltou a destacar a necessidade de se realizar um inquérito epidemiológico.  Ele citou que as notas publicadas sobre o assunto só trouxeram pânico à população e prejuízos aos produtores de açaí.

“Precisamos retomar esse debate, afinal de contas, o que está em jogo é o sustento de muitos produtores de açaí. Foram divulgadas notas que geraram polêmica e temor na população acreana. Isso causou grandes prejuízos aos produtores. Pretendo fazer um inquérito epidemiológico em parte da população de Feijó para saber se existem outros casos da doença e a maneira como aconteceram às contaminações. Por essa amostragem poderá ser identificada a presença do barbeiro e do parasita Trypanosoma cruzi na região”, disse.

Ele comentou, também, sobre a realização de um curso de capacitação aos atores da cadeia produtiva do açaí. O objetivo é garantir um produto de qualidade e sem nenhum risco a quem consome.

“A Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) está de parabéns pela iniciativa. O curso garante a segurança de retirar qualquer besouro ou outras formas de vidas parasitas que possam causar doença nas pessoas. Dessa forma, o açaí de Feijó, que teve a sua imagem prejudicada, pode ser consumido com segurança”.

Por fim, Leite sugeriu a criação de um selo de qualidade para o açaí de Feijó. “Esse selo será concedido aos produtores que utilizarem as boas práticas de produção. Serão feitas análises em laboratórios especializados para garantir ao consumidor a qualidade e a segurança do açaí regional”.

 

Sair da versão mobile