A pedido da deputada estadual Maria Antônia (PROS), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou ontem, 24, uma sessão solene em alusão ao Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares. A data é celebrada todo dia 18 de novembro.
Ao comentar sobre a homenagem, a autora do requerimento destacou o trabalho realizado pela categoria. “É uma alegria e uma satisfação muito grande receber pessoas honradas como vocês, que desenvolvem um trabalho tão importante para a sociedade e, por isso, merecem todo o nosso respeito. Esta iniciativa é um simples gesto de reconhecimento, mas por meio dela queremos afirmar, também, que vocês podem contar com todos deste Parlamento”, ressaltou.
O deputado Nelson Sales (PV), também presente na sessão, pontuou sobre as dificuldades enfrentadas pelos conselheiros para exercer a função. “É lamentável ver as dificuldades que vocês têm que enfrentar, pois trabalham com falta de apoio e estrutura. No momento de crise em que vivemos, a situação fica ainda pior. Os conselheiros trabalham com o que há de mais precioso, que é a família. Atuam diretamente nessa área e, portanto, merecem e precisam de melhores condições de trabalho” disse.
Gehlen Diniz (PP), por sua vez, lembrou que os conselheiros são fundamentais para a sociedade. “O papel que vocês desempenham na sociedade é de fundamental importância. Devemos ter um senso muito fino porque os pais têm o direto de educar, de corrigir, mas se deve observar os exageros e aí entra o trabalho desses profissionais. Sei que vocês mesmos se espantam com determinadas situações com as quais se deparam. Mas, para cada criança que recebe em sua vida a intervenção do conselho tutelar, é uma nova chance de um futuro melhor para ela. “
Por fim, a presidente da Associação de Conselheiros e ex-conselheiros Tutelares do Acre, Lucinaira de Carvalho, reiterou as palavras proferidos pelos deputados presentes na sessão. “Agradecemos à deputada Maria Antônia por essa homenagem e também aos demais parlamentares. Temos profissionais empenhados nos municípios do Acre e reconhecemos a importância da função de cada um, pois eles merecem. Esse é um trabalho imprescindível para a sociedade, pois crianças e adolescentes são nosso futuro e precisam ter seus direitos resguardados”, destacou.